Encontros Regionais: “O partido saiu revigorado”, afirma Manoel Dias em Porto Alegre (RS)

Foto: Rafael Machado

Por Elizângela Isaque
05/12/2023

“É o PDT voltando às comunidades “, definiu o presidente municipal do PDT Axé na sétima e última etapa das reuniões

“O partido saiu revigorado”, afirmou Manoel Dias, presidente nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e secretário-geral nacional do PDT, sobre o sétimo e último Encontro Regional realizado em Porto Alegre (RS), no último sábado (2). Sob a liderança do dirigente, pedetistas dos cinco cantos do Brasil participaram de um amplo debate acerca da conjuntura da nação, sob o viés do Trabalhismo, para revitalizar as diretrizes do partido que irão preparar os quadros da legenda para as próximas eleições e atualizar o conteúdo programático a ser apresentado no VI Congresso Nacional, previsto para 2024.

E sob essa perspectiva, o ministro da Previdência Social Carlos Lupi, mais uma vez, parabenizou Dias e toda a Fundação pelo trabalho realizado pelos Encontros. A exemplo das edições anteriores, das quais participou, o presidente nacional licenciado do PDT fez questão de conversar com a militância e de visitar cada um dos cinco Núcleos de Trabalho: Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, Cidades, Governança e Inovação , Saúde e Seguridade Social, Trabalho, Emprego e Renda e Educação e Cidadania.

Ponto alto dos eventos, é nesses grupos de trabalho, que acontecem de forma simultânea, que os participantes dos Encontros puderam debater acerca de temas sensíveis para o país, sob a perspectiva da realidade local, levantando ideias centrais, cujos relatórios foram lidos nas plenárias finais.

Quem também parabenizou a liderança de Manoel Dias na condução dos Encontros, foi a ex-deputada Juliana Brizola, vice-presidente da FLB-AP do Rio Grade do Sul. Ao confirmar a afirmação do líder, ela destacou que as reuniões regionais foram muito importantes para PDT por serem o alicerce e a garantia permanente das convicções pedetistas por meio do debate de temas importantes para a sociedade.

“Importantes para que, aqueles que serão candidatos a vereador, vereadora, prefeito, prefeita, vice-prefeito, deputados possam ser quadros preparados para, quando estiverem à frente de um governo, de uma Câmara de Vereadores ou uma Assembleia, saibam fazer política pública para mudar a vida das pessoas. Porque esse é o objetivo final da política: o bem comum”, destacou Juliana, atual esperança do partido para a Prefeitura de Porto Alegre em 2024.

“E nesse sentido, o PDT precisa sempre qualificar, precisa se preparar. Então, a gente vêm para esses encontros debater vários temas importantes para a sociedade, para que a gente possa se apresentar para a sociedade ‘O PDT defende isso. O PDT tem um programa’, acrescentou a neta de Leonel Brizola, que teve a opinião endossada pelo presidente do PDT de Santa Catarina, deputado estadual Rodrigo Minotto.

Ao parabenizar a líder pedetista por dar continuidade ao legado dos patriarcas do Trabalhismo no país, Minotto acrescentou que é pela capacitação e pela formação ideológica que o PDT promoverá a verdadeira conscientização política da qual a população brasileira necessita.

“Esses Encontros Regionais são, sem dúvida nenhuma, Maneca [Manoel Dias] , a representação efetiva da nossa política partidária, na formação de quadros para que a gente possa fazer a transformação das pessoas e que tenham efetivamente uma consciência política, de saberem quem realmente defende o povo brasileiro, os trabalhadores, os oprimidos, os excluídos e os invisíveis”.

E de fato, ao longo de seis meses, dirigentes, prefeitos, vereadores, militantes e simpatizantes das sempre atuais bandeiras pedetistas tiveram a oportunidade de colaborar com as diretrizes partidárias que serão apresentadas no VI Congresso Nacional do PDT, a ser realizado no início de 2024. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP) e Porto Alegre (SP) sediaram os Encontros.

Lideranças e integrantes da Juventude Socialista (JS), Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Movimento dos Aposentados e Pensionistas (Mapi), PDT Diversidade, PDT Axé, Movimento Sindical, Movimento Trabalhista pela Educação e EcoTrabalhismo também marcaram presença na etapa da Região Sul, realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Ministro da previdência Social Carlos Lupi visita núcleo ‘Trabalho, Emprego e Renda’  no último Encontro Regional, em Porto Alegre (RS)

“É o PDT voltando às comunidades”, avaliou Paulo Silva, presidente do PDT Axé de Porto Alegre (RS) e vice do movimento em nível estadual, ao final de sua contribuição no Grupo de Trabalho, Emprego e Renda. Visão consonante com a da professora Deseriree Salgado, vice-presidente da FLB-AP do Paraná, que coordenou o GT de Educação, Cultura e Cidadania. Para a ex-candidata do PDT à Prefeitura de Curitiba (PR) em 2020, é fundamental para o partido que o diálogo estabelecido nos Encontros tenha continuidade.

“Eu fiz uma proposta de a gente ter uma plataforma de participação contínua,  das pessoas que estão no partido, para essa construção de dar a todo momento”, sugeriu Deseriree.

Núcleos de Base

“Tudo o que nós estamos fazendo no PDT, até agora, é nucleo de base… E nós, começando agora, companheiros, a fazer núcleos de base, daqui há 30 anos, 40, 50 anos, vamos construir um país dos trabalhadores, dos excluídos, e da base da nossa nação que constrói essa riqueza fenomenal”, afirmou Manoel Dias, após a leitura de cada um dos cinco relatórios finais.

Inspirado pelo constate clamor de Manoel Dias para que a rebeldia visionária de Leonel Brizola continue a mover a juventude pedetista, para fazer a revolução política da qual o Brasil precisa, João Cyrilo, secretário nacional de Núcleos de Base do PDT, também alertou líderes e militantes a compreenderem que os modelos dos núcleos de trabalho dos Encontros são, na prática, um modelo dos núcleos de base comunitários.

“Façam um núcleo de base assim que vocês saírem deste Encontro Regional. Vocês participaram de um núcleo de base há horas atrás, tratando de vários temas. Reproduzam isso na sua rua, reproduzam isso na sua comunidade, reproduzam isso no seu local de trabalho, porque assim, poderemos ter certeza de que o PDT vai preencher dez plenários como este, com o partido e o nosso povo organizado para fazer a revolução que o povo brasileiro tanto merece e necessita”, disse Cyrilo.

O evento também foi prestigiado pelos deputados federais gaúchos Pompeo de Matos e Afonso Motta, novo líder do bancada pedetista na Câmara dos Deputados, por Ana Moro, presidente do PDT de Curitiba (PR) e da ATM Paraná, e pela presidente do PDT do Rio de Janeiro, deputada estadual delegada Marta Rocha, entre outros.