GT Educação e Cidadania aposta no ensino integral e em novas metodologias de ensino para o país


Ester Marques
25/10/2023

As propostas serão base de governança para os concorrentes a cargos eletivos em 2024

 

Desde sua fundação, o PDT tem sido um líder na luta pela democratização do acesso à educação de qualidade. Com foco nessa incessante missão surgiu o Grupo de Trabalho (GT) Educação e Cidadania, um dos cinco subtemas que integram os debates estabelecidos nos Encontros Regionais do PDT, promovidos pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP). A aposta dos trabalhistas gira em torno do ensino integral e de metodologias ativas de aprendizagem.

Uma pesquisa da Associação Internacional para Avaliação de Conquistas Educacionais (IEA) revelou que as habilidades de leitura das crianças no Brasil estão classificadas entre as mais baixas do mundo, conforme o estudo Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS).

Diante desse cenário educacional, o GT Educação e Cidadania tem o objetivo de atualizar o programa do partido com base nas sugestões feitas durante os Encontros Regionais. Posteriormente, essas propostas serão compiladas em um documento único, junto as  proposições dos outros grupos temáticos, para ser apresentado no VI Congresso Nacional do PDT. Esse balanço terá forma de cartilha orientadora para os gestores públicos pedetistas.

Coordenado pelo professor André Stábile e sob relatoria da presidente do PDT de Uberlândia (MG), vereadora Cláudia Guerra, o GT Educação e Cidadania tem ganhado força com as contribuições recebidas, o que tem sido significativo para o desenvolvimento e elaboração de propostas e compromissos. O grupo se baseia nas sete dimensões da educação, elaboradas pelo Movimento Trabalhista pela Educação (MTPE) e alinhadas com a visão educacional de Darcy Ribeiro para cada região do país e suas peculiaridades.

Com a participação de gestores e militantes ativos em diversos setores educacionais, incluindo professores e outros profissionais de princípios trabalhistas, os encontros têm gerado debates e apresentado propostas abrangentes. Os tópicos abordam políticas públicas na educação, a urgência de reestruturação e aprimoramento das carreiras docentes, bem como a promoção de uma carreira nacional unificada para o magistério público federal.

Nesse GT também são debatidos projetos que incluem as boas práticas pedagógicas para reformular o processo de ensino e aprendizagem. Se distanciando do ensino tradicional do século passado, o grupo busca enfatizar metodologias ativas de aprendizagem, com foco na realidade dos estudantes, de modo que estes assumam papéis de protagonismo em sua formação.

André Stabile acredita que os encontros foram uma das melhores e mais importantes iniciativas do PDT para as eleições do ano que vem e de suma importância para qualificar os quadros pedetistas pelo Brasil a fora.

“Isso demonstra, por parte da Executiva Nacional, a preocupação de ouvir as sugestões e de, em que pese não seja o maior partido em termos de quantidade, mas a qualidade dos nossos legisladores e dos nossos prefeitos, isso sim tem que ser feito! Isso é muito importante para demonstrar para a sociedade brasileira que o PDT é de fato o único partido que pode ser chamado de o partido da educação”, afirma o coordenador.

A vereadora Cláudia Guerra destaca ser crucial que nossos gestores e legisladores reconheçam a prioridade absoluta de investir em educação, com ênfase no projeto das escolas em tempo integral, um dos maiores legados do Trabalhismo no Brasil.

“Precisamos oferecer para os nossos alunos uma educação mais atraente. Nós precisamos priorizar a personalização da jornada escolar, pois cada aluno é único e tem uma história única e própria e para isso a educação de tempo integral é fundamental”.

A relatora cita como exemplo o município de São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas gerais, comandado pelo pedetista Nozinho. Em seu terceiro mandato, ele é o responsável pela implantação de três escolas de tempo integral na cidade. Tal feito também é visto no Ceará, onde o fruto da ideologia trabalhista é referência de boas práticas pedagógicas.

“A gente sabe que a referência para tudo isso são os 200 mil Cieps que foram feitos a partir de Leonel Brizola. Nossa referência no partido é a educação pública de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros, independente da renda familiar”.

Para cada ideia e projeto lançado no GT Educação e Cidadania será enviado aos prefeitos e deputados pedetistas de cada região do país uma carta compromisso que irá apontar os principais desafios e ações a serem implementadas em cada governança do PDT.