Presidente da JS de Porto Grande (AP) participa de lançamento de programa do governo para promover igualdade racial


Por Ester Marques
05/12/2023

O presidente da Juventude Socialista de Porto Grande (JS-AP), Tárcio Leite destacou-se nos dias 20 e 21 de novembro, ao ser escolhido para representar o estado do Amapá no lançamento do Plano da Juventude Negra Viva, organizado pelo Ministério da Igualdade Racial, em Brasília.

O projeto tem o objetivo de promover a participação social de jovens negros e negras, além de organizações da sociedade civil ligadas à pauta de juventude e igualdade racial, na elaboração do Plano Juventude Negra.

Para Tárcio, o momento foi, além de muito gratificante, necessário para o fortalecimento de políticas públicas que, de fato, agreguem e confrontem o racismo estrutural.

“Participar de um evento no Palácio da Alvorada, repleto de negros e negras foi algo inimaginável, senti que nosso povo deu mais um passo a caminho da justiça social.  A troca de ideias, o compartilhamento de histórias e a união de pessoas em prol da igualdade me encheram de esperança e motivação para continuar lutando por um mundo mais justo e inclusivo.

Tárcio também relembrou grandes nomes pedetistas que fizeram parte dessa luta e destacou a importância do projeto para a garantia de diretos do povo negro.

“Sou grato por fazer parte desse momento e por poder ajudar a promover a igualdade racial em nossa sociedade. Juntos, podemos fazer a diferença e continuar a luta de Abdias, Caó e Alceu! A criação do ministério da Igualdade Racial é um divisor de águas nesse sentindo, entretanto, os movimentos sociais, precisam se manter ativos e cada vez mais fortes para continuarmos a difundir e preservar nossa cultura e legado”.

Tárcio lidera JS no município desde abril deste ano e afirma com veemência que é o movimento que mais trabalha para mudar a vida do povo no estado.

“A gente é a organização social mais ativa, mesmo sendo do interior. Nós realizamos atividades culturais, de saúde, social, de lazer. Nós agimos também contra a difamação política, e na formação de bases”.