“Muito obrigado por segurarem essa bandeira”, diz Lupi no Encontro Regional em Belo Horizonte (MG)

Por Elizângela Isaque
05/08/2023

Centenas de pedetistas prestigiam debate trabalhista em escola histórica projetada por Oscar Niemeyer

As lideranças pedetistas espalhadas por todo Brasil continuam a provar que o Trabalhismo ainda é o motor que impulsiona a luta por uma nação mais digna para sua população. Dessa vez, a mostra dessa importante influência veio de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, anfitriã da etapa Sudeste dos Encontros Regionais do PDT, realizados pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), sob a condução de seu presidente nacional e secretário-geral nacional do partido, Manoel Dias.

Centenas de dirigentes, representantes dos movimentos de base do partido e militantes de vários municípios mineiros e de outros Estados prestigiaram o evento que, logo no início, emocionou os presentes com o Hino Nacional do Brasil cantado pelo coral de alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes. Localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), cidade administrada pela terceira vez pelo prefeito pedetista Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, a instituição, que este ano completa 15 anos, foi a primeira de tempo integral no município, que hoje conta com três escolas com esse modelo.

“A primeira coisa que nós vimos aqui hoje é fruto da escola de tempo integral. Esse coral que o meu querido amigo prefeito Nozinho trouxe aqui, é um exemplo do que se pode fazer com essas crianças, quando a gente tem tempo para se dedicar a essas crianças. As crianças de escola de tempo integral têm a oportunidade de não só estudar, se relacionar. Esse relacionamento precisa existir, se alimentarem adequadamente, se divertir. Elas serão o que nós damos para elas hoje, como educação”, ressaltou o presidente do PDT de Minas Gerais, deputado federal Dr. Mário Heringer.

Assim como o coral, que encantou com a interpretação de “Eu caçador de mim”, do cantor e compositor mineiro Milton Nascimento, a escolha do local do Encontro também não foi aleatória. O palco do encontro, que deixou um gosto de quero mais, foi a histórica Escola Estadual Governador Milton Campos, um projeto de Oscar Niemeyer que faz parte do currículo acadêmico de ex-alunos como Darcy Ribeiro, Dilma Housseff, Hebert de Souza, o Betinho, e seu irmão Henfil, Toninho Horta e Fernando Pimentel, entre outros grandes expoentes da vida política e sociocultural brasileira.

Grupos de Trabalho

Para Mário Heringer, o modelo dos Encontros Regionais, que desde a etapa de Goiânia (GO) divide os debates acerca de temas essenciais para a sociedade entre Grupos de Trabalho, proporciona mais efetividade na discussão e na proposição de ideias para o fortalecimento e consolidação de uma atuação pedetista mais efetiva.

“A ideia desse trabalho é discutirmos pontos importantes da política nacional com a nossa visão trabalhista. Com certeza, nós vamos ter melhores ideias e resultados para que nós tragamos o PDT ao proponente certo, no século XXI; um PDT trabalhista, mas sem perder a sua origem, com uma visão atual.  E é isso que a gente busca hoje”, frisou Heringer.

Ao relembrar o protagonismo de Minas Gerais na vanguarda de grandes movimentos nacionais, com figuras públicas que atuaram na consolidação da República, mantendo a unicidade de um território brasileiro com dimensões continentais, Manoel Dias, ressaltou o papel do partido local em manter essa tradição sob a visão trabalhista, de, sobretudo conscientizar a massa trabalhadora que, hoje, elege representantes de uma extrema direita  que aniquila seus direitos.

“A tarefa de um partido como o nosso é a de organizar o trabalhador lá na ponta. Os grupos de trabalho vão estabelecer propostas e debates, a fim de que a gente possa, pensando já em 2024, formar bons quadros. Vamos começar, na próxima quarta-feira, [9] um curso de gestão, a fim de que os nossos gestores tenham uma formação diferenciada”, pontuou Manoel Dias, que convocou: “Vamos investir no conhecimento. Vamos investir na Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini”.

O entusiasmo de Lupi

Sempre muito aguardado e ovacionado pelos encontristas, o Ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, destacou o papel dos Núcleos de Base e dos Encontros Regionais conduzidos pela FLB-AP que têm preparado quadros e militância para os próximos pleitos.

“Os núcleos de base que o Manoel [Dias] fala é formar, é fomentar e alimentar as pessoas no seu local de trabalho, no seu bairro, na sua família, a se organizarem, a querer saber o que á história do trabalhismo. Nós temos a mais bela, a mais importante, mais imponente história que um partido político tem no Brasil. Nenhum partido pode se orgulhar tanto dos seus motes como o trabalhismo”, afirma Lupi, ao mencionar alguns dos maiores nomes do Trabalhismo no Brasil e a missão atual do PDT, de levar adiante o legado vanguardista dos líderes do passado.

Ao ressaltar a importância dos Encontros Regionais do PDT e sua missão de capacitar os quadros pedetistas, a militância e de se aproximar da comunidade para ouvir a sua base, para disseminar o conhecimento das bandeiras do PDT para a população, Lupi asseverou: “Muito obrigado a cada um de vocês. Muito obrigado por segurarem essa bandeira. Muito obrigado por vocês acreditarem nos sonhos, quando poucos acreditam”.

Legado de Miguelina Vecchio

“Em agradecimento à Fundação, em agradecimento ao PDT de Minas Gerais, eu quero referendar todas as mulheres que estão aqui; mulheres de luta. E nós estamos aqui mostrando que o poder, pode ser substantivo masculino, mas o poder, a partir de hoje, também será feminino”, disse Sírley Soalheiro, secretária-geral do PDT de Minas Gerais, visivelmente emocionada ao garantir que o legado deixado por Miguelina Vecchio será o motor que impulsionará o contínuo trabalho realizado pelas pedetistas  na luta para que as mulheres, cada vez mais, ocupem o seu espaço na política.

“Essa [Miguelina] nos ensinou que o nosso lugar é aqui, é no poder; que o nosso lugar é na luta; o nosso lugar é em todo e qualquer lugar que nós quisermos”, afirmou a pedetista, que protagonizou um dos momentos mais emocionantes do encontro, ao revelar a promessa feita a Miguelina minutos antes de sua partida: “Nós prometemos a ela: ‘Esse legado não acabará'”.