Grupos de Trabalho do PDT fomentam as próximas ações do partido em todas as esferas


Wellington Penalva
14/09/2023

Reunidos nos Encontros Regionais, especialistas, gestores e membros do partido debatem temas cruciais para o país

 

Os Encontros Regionais do PDT, conduzidos pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e realizados ao longo deste ano, têm como epicentro os Grupos de Trabalho (GT). São cinco equipes que se dedicam incansavelmente a explorar os temas mais cruciais da vida social, econômica e política, sob uma perspectiva trabalhista, abrangendo as esferas local, estadual, nacional e global. O objetivo primordial é impulsionar soluções que possam orientar os gestores pedetistas em suas áreas de atuação e fundamentar aspirantes a cargos eletivos, principalmente em âmbito municipal.

Cada Grupo de Trabalho aborda uma temática central. São elas: Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade; Cidades, Governança e Inovação; Saúde e Seguridade Social; Trabalho, Emprego e Renda; e Educação e Cidadania. Todas essas áreas estão intrinsecamente ligadas às bandeiras trabalhistas, e os resultados das reuniões e dos relatórios produzidos a cada encontro serão consolidados em diretrizes de ação pedetista.

De acordo com Manoel Dias, secretário-geral nacional do PDT e presidente nacional da FLB-AP, os Encontros têm a missão de reunir os membros do partido e os núcleos de base para solidificar uma ação pedetista robusta em todas as esferas de poder. Ele enfatiza ainda que os Grupos de Trabalho têm a função de elaborar soluções trabalhistas concebidas por um coletivo de partidários.

“Estabelecemos cinco grupos de trabalho que se reúnem por um período prolongado para discutir esses temas, e os resultados têm sido notáveis. Participam dessas reuniões cerca de 100 a 150 pessoas, todas contribuindo com suas perspectivas e propostas. Os relatórios resultantes desses encontros são posteriormente debatidos e aprovados em sessões plenárias, gerando documentos que servirão como orientação, inclusive, para as campanhas do próximo ano”, explica Manoel Dias.

Já o presidente nacional do PDT licenciado, o ministro da Previdência Social Carlos Lupi, diz que a iniciativa segue a linha pedetista de inovar e apresentar ao Brasil soluções robustas para as questões nacionais. “O PDT é um partido que, historicamente, sempre apresentou soluções estruturantes para o país enfrentar as desigualdades e construir o desenvolvimento. A realização dos Grupos de Trabalho segue essa linha e embasa o partido para enfrentar os maiores desafios do século XXI”, expôs.

A partir desta publicação, compartilharemos com o público o trabalho realizado pelos GTs até o momento. Serão apresentadas cinco matérias, cada uma delas focalizando um Grupo de Trabalho específico, destacando as problemáticas abordadas e as soluções propostas por esses grupos.

 

Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade

Um dos braços do PDT na formulação de novas políticas públicas e práticas de gestão é o Grupo de Trabalho (GT) de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade. Reunido periodicamente, nos Encontros Regionais do partido, o GT se volta para questões globais, nacionais e locais, relacionadas à sua temática, para imprimir uma leitura trabalhista e propor novas ações da agremiação e de seus membros.

Tendo como coordenador o ex-deputado federal e especialista em meio-ambiente, professor Nelton Friedrich, o grupo é composto por especialistas, gestores e militantes comprometidos com a elaboração das próximas diretrizes de atuação do PDT. Eles partem de questões ambientais que atingem toda a humanidade e são os maiores desafios deste século.

As problemáticas urgentes envolvem a relação entre desenvolvimento econômico e social, proteção ambiental e sustentabilidade. Daí se desdobra em assuntos como mudanças climáticas, preservação ambiental, insegurança alimentar e práticas agrícolas responsáveis. O último relatório da Organização das Nações Unidades (ONU) acerca do aquecimento global e do clima também entra no radar como questão preponderante.

“Vivemos uma crise estrutural, multifacética, interdependente e rigorosamente global – alcança todas as pessoas, todas as atividades, todos os ecossistemas, todos os governos (nacionais, estaduais, locais) e em todos os lugares. E sua face ainda mais desafiadora é ambiental-climática e social”, explica o professor Nelton.

De acordo com o coordenador do GT, é preciso desenvolver o olhar e as habilidades dos participantes para que tenham consciência do tamanho do desafio e possam adotar abordagens assertivas em suas instâncias. “Focamos em perceber, sensibilizar e agir ousadamente ante a maior crise de todos os tempos, uma vez que coloca em risco a sobrevivência da própria humanidade”, afirma.

 Desenhando soluções

Nos encontros, o grupo reúne especialistas em diferentes áreas para discutir os desafios atuais e propor soluções inovadoras. Tais soluções vão desde o fortalecimento da fiscalização ambiental até a promoção de práticas agroecológicas e sustentáveis. A educação alimentar e nutricional também é uma prioridade, com o intuito de combater a insegurança alimentar e promover hábitos saudáveis.

“Nossa maior preocupação é fomentar adesão à sustentabilidade (econômica, social, ambiental-climática, cultural). Perceber que se trata de um caminho sem volta. É tempo de repensar o papel dos governantes, organizações, setor privado, não governamental, academia e sociedade e compreender as extraordinárias oportunidades que emergem nos novos padrões de produção e consumo, novos empregos decentes e melhor renda, de um novo jeito de viver”, ressalta Nelton.

As discussões e decisões tomadas pelo GT têm um impacto direto na atuação do PDT em todo o território nacional. O partido tem demonstrado um compromisso sólido em harmonizar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental, reconhecendo que ambos são intrinsecamente interligados.

Além disso, o grupo enfatiza a importância da participação da sociedade civil, povos indígenas e quilombolas nas decisões relacionadas ao meio ambiente e à agricultura. Isso ressalta o compromisso do partido com a democracia participativa e a inclusão de todas as vozes na construção de um futuro mais justo e sustentável.

“Nosso objetivo é articular, incentivar e construir estruturas participativas permanentes (consultivas e decisórias) de gestão pública, para ter a voz e vez do trabalhador do campo e da cidade, do assalariado ou desempregado e aposentado na vida do município”, afirma Nelton Friedrich.

Tudo o que é discutido e decidido pelo GT, a cada encontro, depois se traduz em relatórios que embasarão a Convenção Nacional do PDT em 2024. À medida que o grupo continua, o partido molda sua agenda política de maneira a abraçar ações sustentáveis e responsáveis em relação ao meio ambiente e à agricultura. A busca por um equilíbrio entre o progresso econômico e a preservação dos recursos naturais é o cerne do trabalho em curso, e o partido se prepara para fazer a diferença no setor.