Mais de 600 pessoas participam de Encontro Regional do PDT em Goiânia (GO)


Por Elizângela Isaque
16/07/2023

“Nós precisamos preparar a nova geração do Brasil, a nova geração do Trabalhismo”, convocou Carlos Lupi, diante de centenas de pedetistas presentes na Assembleia Legislativa do Estado

A presença de mais de 600 pessoas fez o auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Goiás (Alego), em Goiânia, parecer pequeno nesse sábado (15), durante o Encontro Regional do PDT, edição Centro Oeste, promovido pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP). Deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, dirigentes partidários e dezenas de militantes participaram das comissões divididas em cinco grupos de trabalho que, simultaneamente, debateram os temas Trabalho, Educação, Meio ambiente, Gestão e Saúde.

O encontro de Goiânia foi o segundo de uma série que percorrerá o Brasil, e foi organizado em parceria com o PDT goiano, sob a liderança do presidente estadual do partido, deputado estadual Dr. George Morais, e da deputada federal Flávia Morais (PDT-GO) que, na abertura do evento, homenagearam Carlos Lupi, ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Manoel Dias, presidente nacional da FLB-AP e secretário-geral nacional do PDT, e, de forma póstuma, Miguelina Vecchio, ex-vice-presidente nacional do PDT e ex-presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT).

Com uma participação entusiasmada e estimulante, Carlos Lupi, falou de forma específica sobre a importância de cada grupo de discussão do Encontro, tema por tema, e convocou todos os presentes a participarem ativamente dos debates, para que, com suas contribuições, fossem levantadas as ideais necessárias para a contínua renovação e atuação do PDT. O mote principal são as eleições municipais de 2024.

“Nós precisamos participar, nós precisamos discutir. Nós precisamos preparar a nova geração do Brasil, a nova geração do Trabalhismo. Nova geração não vem com decreto, nova geração não vem por imposição. Nova geração é abrir a oportunidade de todos os filhos do Brasil terem acesso à informação, à história e ao futuro do nosso partido. Agora é hora de trabalho!”, reforçou Lupi, que fez questão de visitar todos os grupos de discussão, que aconteciam, de forma simultânea, em diferentes salas, e aproveitou a oportunidade para, acompanhado com Manoel Dias, conheceu toda a nova sede do legislativo goiano.

Em sua fala, Lupi elogiou a iniciativa da FLB-AP na realização dos Encontros Regionais do PDT, e ressaltou a importância de a direção nacional ouvir e capacitar os quadros pedetistas espalhados pelo país, e destacou a sua missão como ministro do atual governo, na tarefa de atuar em prol dos trabalhadores e aposentados brasileiros, assim como a de representar o partido no atual governo.

“O meu papel é só esse: ser digno da confiança de vocês no ministério da Previdência Social. É o maior desafio da minha vida. Mas tenho certeza de que não irei desonrá-los. Não tem possibilidade de a gente falhar, porque a gente é obstinado ao trabalho e à luta pelo povo brasileiro”, concluiu Lupi.

Além da deputada Flávia Morais, as mulheres trabalhistas foram muito bem representadas pela presença da vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos, da senadora Leila Barros (PDT-DF), que participou virtualmente do evento, e da ex-deputada Juliana Brizola, além de dezenas de prefeitas, vereadoras, deputadas estaduais, vice-presidentes da FLB-AP e das militantes, que contribuíram significativamente nos grupos temáticos. O deputado federal Léo Prates (PDT-BA) completou o time de congressistas que prestigiaram o encontro.

Entusiasmado com o nível do encontro e do engajamento dos participantes, o líder Manoel Dias manifestou sua gratidão aos anfitriões do evento, que abraçaram com êxito a tarefa de receber a edição do Encontro vindos de todos os Estados da região.

“Queremos cumprimentar aqui o nosso presidente George e a Flávia pela reunião espetacular que promovem hoje, não só em quantidade, mas em qualidade”, saudou Manoel Dias, ao mencionar, na sequência, as diferentes áreas de atuação e de formação e níveis de qualificação dos quadros partidários presentes no evento, e que contribuíram significativamente em todos os debates.

“Nós somos um partido de esquerda. Nós somos um partido socialista. E ele só sobrevive com quadros que correspondam e respondam ao nosso programa e ao nosso Manifesto. Essa foi a intenção do Brizola ao criar o PDT, que reafirmou na nossa convenção de fundação, que iríamos organizar um partido, para organizar o povo trabalhador brasileiro, os excluídos que constituam a maioria da população brasileira, a fim de que ela, tomando consciência dos seus direitos e do porquê se encontra excluída, ela faça a revolução”, afirmou Manoel Dias.

Ao final do encontro, George Morais destacou o trabalho que tem sido realizado pelo PDT goiano, ao agir de forma transparente, com respeito, valorização e conscientização de seus candidatos, e salientou a importância de ampliar esse trabalho atraindo novos quadros, identificados com a ideologia Trabalhista e ativos na formação política, por meio da consolidação dos Núcleos de Base.

“Daí a importância de termos um empenho imenso de consolidarmos os Núcleos de Base aqui no Goiás, em cada município, para que eles realmente funcionem. E eu digo que o melhor caminho é o do conhecimento, da prática. Está aqui a deputada Flávia, que, para mim, é um exemplo vivo disso, de que é possível ganhar uma eleição sem recursos milionários, sempre caminhado de casa em casa, com trabalho sério, e que já está no seu sexto mandato, sempre entre as mais votadas do Estado de Goiás. Um exemplo para todos nós, não é verdade?”.

Confira abaixo os grupos temáticos e seus respectivos coordenadores e relatores que, ao final do encontro, apresentaram seus relatórios com as sugestões levantadas.

1. Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade: Agenda 2030 – Agricultura familiar/Reforma Agrária – coordenado por Nelton Friederich, coordenador Regional Sul da FLB-AP, com relatoria de Rafael Borges, secretário-geral nacional do Movimento Eco Trabalhismo.
2. Cidades Governança e Inovação: Desenvolvimento Políticas Públicas/ Liderança – José Carlos Rassier, diretor técnico e de Formação do Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT), com relatoria de Pedro Máximo, vice-presidente da FLB-AP de Goiás.
3. Saúde e Seguridade Social Sistema único de Saúde (SUS): Previdência Social/Doenças pós-pandemia – coordenado por Dr. Francisco Leal, médico do Trabalho, com relatoria de Jovita Rosa, presidente nacional do Movimento Cristãos Trabalhistas.
4. Trabalho, emprego e renda: Sindicalismo e Direitos Trabalhistas, Empreendedorismo e Qualificação Profissional “Prejuízos” e Aplicativos – coordenado por Antonio Neto, presidente do PDT de São Paulo (SP), com relatoria do professor Júlio Rocha, presidente do PDT de Luziânia (GO).
5. Educação e Cidadania: Educação Integral em tempo integral/Universidade do Terceiro milênio/Processo educativos vs. Inteligências Artificiais (IAS) – Coordenado por André Stábile, com relatoria da vereadora Cláudia Guerra, vice-presidente da Ação da Mulher Trabalhista de Minas Gerais, vice-presidente do PDT de Uberlândia (MG) e secretária de Políticas das Mulheres da Eexscutiva do PDT de Minas Gerais.

*O documento final de cada relatório será disponibilizado nos canais virtuais da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini.