“Um primoroso Encontro Regional”, afirma Lupi no Rio de Janeiro

Foto: Rafael Machado

Por Elizângela Isaque
30/10/2023

Unidos, lideranças, dirigentes estaduais e municipais e militância fortalecem debate trabalhista rumo às eleições 2024

“Nós realizamos aqui no Rio de Janeiro um primoroso Encontro Regional para discutir e debater o futuro do PDT”. Essa é a definição do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sobre a quinta etapa desse ciclo de discussões temáticas que, liderando pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), tem percorrido o Brasil promovendo um amplo debate e fortalecido as bases do partido. Mais de 300 pessoas entre prefeitos, vereadores, deputados, dirigentes e lideranças pedetistas de vários municípios fluminenses e de outros Estados lotaram a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro no último sábado (28).

Seguindo a linha dos Encontros anteriores, a edição fluminense manteve a tônica com um progressivo aprimoramento na dinâmica dos eventos, tanto no nível técnico dos debatedores quanto no engajamento da militância. “Tem sido excelente. Cada reunião melhor do que a outra. Um sucesso”, comemorou o presidente nacional da FLB-AP e secretário-geral nacional do PDT, Manoel Dias.

“Nós temos sido cada vez mais energizados para continuar a construir o futuro do nosso partido”, frisou o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), presidente nacional interino do PDT.

“Tivemos uma plenária final maravilhosa que demonstrou que o partido está cada vez mais vivo”, destacou Lupi, se referindo à apresentação dos relatórios de cada um dos cinco Grupos de Trabalho (GTs) que integram os Encontros Regionais. Responsáveis por levantar e compilar todas as ideias que guiarão o partido, os GTs resultarão em um documento final unificado que trará uma atualização do conteúdo programático do PDT a ser apresentado no seu VI Congresso partiNacionsl que norteará seus quadros nas próximas eleições.

Licenciado da presidência nacional do partido, Lupi também ressaltou a importância que esses encontros têm desempenhado no fortalecimento e protagonismo do Trabalhismo na defesa democracia no Brasil, ainda em fase de construção – como destacou o deputado federal Affonso Mota (PDT-RS) em sua fala  – e na formação de “uma nova geração de trabalhistas”. Para Lupi, o fundamento do Trabalhismo é a base sobre a qual o partido deve estabelecer o seu olhar para o futuro e, ao mesmo tempo, atualizar sua instância e se modernizar continuamente, utilizando os recursos tecnológicos em favor da causa pedetista.

“Para isso, nós precisamos, cada vez mais, nos atualizar. E para olhar para o futuro, nós precisamos discutir que Brasil nós queremos, na área da educação, na área social, na área da saúde, para que consigamos realizar um grande Congresso Nacional, com mais de mil participantes, para que a gente possa atualizar nossa proposta”, disse Lupi.

De olho no Congresso Nacional do partido, previsto para março de 2024, Lupi explicou que o levantamento realizado pelos GTs será fundamental para a plataforma dos quadros partidários que serão discutidas junto à sociedade.

O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o presidente da FLB-AP, Manoel Dias, a presidente do PDT-RJ, deputada estadual Martha Rocha, e outras lideranças pedetistas visitam GT “Cidades, Governança e Inovação“.

“A nossa intenção é de baixo para cima, da base para cima, criar uma base de informação, de compromisso, de visão estratégica acerca do Brasil que nós queremos. E essa é a nossa realização. É esse o nosso compromisso”, reafirmou Lupi.

Para a deputada estadual Martha Rocha, presidente estadual do PDT do Rio de Janeiro, o anseio de Lupi tem se mostrado tangível, considerando o atual contexto de protagonismo político desempenhado pelo partido no Estado. Além de o maior número de filiados entre as legendas, o PDT conta hoje com “53 municípios devidamente organizados e prontos para as eleições de 2024”, incluindo 12 candidaturas às prefeituras municipais.

“Nunca foi tão fácil caminhar por esse Estado e ver o quanto o PDT é respeitado. A sigla PDT abre todas as portas. A sigla PDT tem sido chamada para conversar na construção desse novo momento para 2024. E o que nós fizermos em 2024, repercutirá em 2026. E nós temos do dever e o compromisso de levar o Rodrigo Neves ao Palácio do Guanabara”, frisou Martha Rocha.

Núcleos de Base

Idealizador do atual formato dos Encontros Regionais, por meio dos bem-sucedidos GTs, Manoel Dias convocou dirigentes e militantes a acreditarem no futuro do partido, trabalhando por sua construção, principalmente, por meio dos Núcleos de Base.

“Nós temos de voltar às origens daquilo que o Brizola defendia: organizar o povo brasileiro. E não tem outra maneira a não ser através dos Núcleos de Base. Mas tem que ter fé para fazer isso; tem que acreditar. Se não acreditar, não faz”, estimulou Manoel Dias, para quem os Encontros têm desempenhando um papel fundamental para o fortalecimento de expansão das bases pedetistas.

Homenagens e lançamentos

Na terceira fase do evento aconteceu dois lançamentos literários: a 2ª edição da revista Embaúba e a edição especial da revista pedetista Brava Gente, em alusão ao centenário de Leonel Brizola, celebrado em janeiro de 2023, com uma biografia do líder trabalhista. Entre os destaques desta publicação comemorativa são as belas imagens da exposição realizado na Câmara dos Deputados em homenagem ao líder do Trabalhismo.

Os participantes do Encontro também foram presenteados com a exibição de um vídeo em homenagem póstuma ao deputado estadual e ex-prefeito de Cabo Frio (RJ), José Bonifácio, narrado pela deputada Martha Rocha, com declarações de lideranças pedetistas. O ex-deputado e ex-vereador, sempre pelo PDT, também é homenageado na nova edição da Embaúba, com texto de Osvaldo Maneschy.

Últimos Encontros

Estão confirmados mais dois Encontros Regionais: São Paulo (25 de novembro) e Rio Grande do Sul (primeira semana de dezembro), com a possibilidade da realização de mais um no Espírito Santo, ainda em fase de definição.

Confira íntegra da segunda parte do Encontro Regional do PDT: