Paulo Timm: Uma vida dedicada ao Trabalhismo e às lutas democráticas


Wellington Penalva
22/12/2023

Série do CMT revela a trajetória de Timm diante dos principais eventos trabalhistas no Brasil

 

Paulo Timm, figura emblemática no cenário político brasileiro, compartilhou em uma entrevista ao Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT suas vivências e reflexões. O documento marca sua jornada desde a infância, em Santa Maria, até a fundação do PDT. Uma trilha recheada de ações em favor da democracia e do desenvolvimento do Trabalhismo brasileiro.

Carioca de nascimento, Timm passou sua infância e juventude em Santa Maria (RS). Lá, ele teve suas primeiras experiências de vida profundamente influenciadas pelo ambiente estável e pelos ativos movimentos sociais da cidade.

Timm relembra momentos históricos, como a Campanha da Legalidade liderada por Leonel Brizola e a influência política na década de 60. Seu relato se estende ao período vivido no Chile durante o governo de Salvador Allende. Neste período, participou da efervescência política e intelectual chilena, uma experiência que o levou a importantes reflexões sobre o socialismo e o trabalhismo.

Um ponto crucial em sua trajetória foi o Encontro de Lisboa, que marcou a fundação do PDT. Timm discorre sobre os desafios e as estratégias adotadas para consolidar o partido, enfatizando a importância de se voltar às raízes trabalhistas. Ele reflete sobre as lideranças de Getúlio Vargas e Leonel Brizola, destacando suas contribuições para o trabalhismo e o desenvolvimento nacional.

A entrevista com Paulo Timm é uma viagem pela história política brasileira sob a perspectiva de um militante dedicado à causa trabalhista. Seus relatos e análises oferecem uma compreensão profunda das lutas democráticas no Brasil, uma contribuição valiosa para todos interessados na história política do país.

A entrevista completa com Paulo Timm está disponível no canal do CMT no YouTube e faz parte da série “Trabalhismo na História”, uma iniciativa que visa preservar e divulgar a história do trabalhismo no Brasil.

Confira entrevista completa abaixo.