JS tem duas propostas aprovadas no relatório final da 4° Conferência Nacional de Juventude


Gaby Santos e Elizângela Isaque
18/12/2023

Proposições integram os eixos ‘Transporte e mobilidade’ e ‘Profissionalização, emprego e renda’

A Juventude Socialista (JS) conseguiu aprovação de duas de suas propostas apresentadas no relatório final da 4ª Conferência Nacional de Juventude. Realizado entre os dias 14 e 17 deste mês, em Brasília (DF), o evento aconteceu após oito anos sem um espaço de deliberação coletivo para pensar as políticas de juventude no Brasil, e essa retomada foi marcado por múltiplos debates sobre a conjuntura nacional, apresentação e votação de proposições e atividades culturais.

Com participação popular das mais diversas esferas de atuação, jovens do Brasil inteiro puderam participar desse momento de retomada de uma discussão democrática em prol de pensar os rumos das juventudes na sociedade brasileira. As propostas da JS aprovadas fazem parte dos eixos Transporte e mobilidade e Profissionalização, emprego e renda. No país todo foram eleitos 60 delegados, que participaram das etapas municipais, estaduais, livres e temáticas.

Agenda interna

Em todos os dias da Conferência, a JS  também realizou uma programação autogestionada, na Sede do PDT. No primeiro dia, eles tiveram a presença do Ministro da Previdência Social Carlos Lupi e do presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias. Também houve uma atividade com o presidente nacional da JS, Willian Rodrigues, e bancada de delegados, para debater o modelo de políticas públicas que o movimento pedetista tem para apresentar ao país.