Líderes do PDT e do PS de Portugal fortalecem laços e planejam eventos para 2024


Wellington Penalva
27/12/2023

Presidente do MCDR, Roberto Viana esteve em conversa com liderança do partido português, em Lisboa.

 

Em um momento significativo para as relações internacionais do PDT, o presidente Nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, Roberto Viana Jr., realizou uma visita marcante à sede do Partido Socialista de Portugal (PS) e à Assembleia da República Portuguesa, no dia 21 de dezembro, em Lisboa.

O pedetista se encontrou com Jamila Madeira e Paulo Afonso, destacados dirigentes do PS, para discutir as possibilidades de ampliar a cooperação entre as duas legendas, refletindo um compromisso mútuo com ideais progressistas e trabalhistas dos dois lados do oceano.

Uma das principais pautas do encontro foi o planejamento de eventos conjuntos para o ano de 2024. Roberto Viana Jr. estendeu um convite formal da direção nacional do PDT aos socialistas portugueses para participarem do próximo Congresso Nacional do PDT, a ser realizado no final de março do próximo ano, em Brasília. Este congresso representa uma oportunidade valiosa para debater e aprofundar as parcerias e o intercâmbio de conhecimentos entre as duas siglas.

Adicionalmente, foi programada uma ação política e cultural em comemoração aos 45 anos da Carta de Lisboa, um marco na história do Trabalhismo que contribuiu diretamente para a fundação do PDT. Este evento histórico ocorreu na sede do PS em Portugal, e, em homenagem a esse momento grandioso, os socialistas portugueses planejam a instalação de uma placa comemorativa.

Esta reunião entre líderes do PDT e do PS simboliza não apenas a continuidade da colaboração histórica entre as duas partes, mas também abre novas avenidas para o fortalecimento de ideais democráticos e trabalhistas em um contexto global.