Das Reformas de Base ao PDT no século XXI: 60 anos do discurso de Jango na Central do Brasil

Wellington Penalva
13/03/2024

Princípios trabalhistas defendidos em 1964 são os mesmos que norteiam atuação pedetista hoje

Sob a sombra de um Brasil em efervescência, João Goulart ergueu sua voz diante de uma multidão sedenta por mudanças, delineando o que seria o norte de uma luta histórica pelas Reformas de Base. Esse momento emblemático, ocorrido há 60 anos, marcou a história e semeou os valores que hoje florescem nas práticas do PDT. As palavras de Jango, imbuídas de um desejo ardente por justiça social e igualdade, ecoam nas ações e nos ideais do partido, conectando o passado ao presente em uma contínua busca por um futuro mais inclusivo e justo.

A jornada do PDT na atualidade reflete essa herança, especialmente nas gestões municipais, onde o partido tem se dedicado a promover iniciativas voltadas para a inclusão e o desenvolvimento social. Investimentos significativos na educação, com destaque para a implementação do ensino em tempo integral e a modernização das estruturas educacionais, são exemplos concretos dessa influência. Essas ações, além de honrar o legado de Goulart, reafirmam o compromisso do PDT com a transformação da realidade brasileira em um cenário de maior equidade e oportunidades para todos.

No contexto eleitoral do pleito que se avisinha, o PDT se posiciona como uma força crucial para a continuidade das mudanças estruturais necessárias ao país. A memória do discurso histórico de Jango na Central do Brasil serve como um lembrete poderoso da importância de perseguir incansavelmente os ideais de justiça social, inclusão e desenvolvimento econômico. A reverência a esse marco é uma declaração viva da missão do partido de avançar na construção de um Brasil mais justo e fraterno.

Assim, a trajetória do PDT, iluminada pelo exemplo de João Goulart, continua a inspirar ações e políticas que visam à redução das desigualdades. Cada passo dado pelo partido, cada vitória alcançada, é um tijolo a mais na construção desse futuro idealizado, um futuro onde os frutos do desenvolvimento são compartilhados por todos, e não apenas por uma parcela privilegiada da população.

O PDT segue carregando a bandeira das reformas de base ao passo que adapta seus princípios às necessidades contemporâneas, sempre com o olhar voltado para a garantia dos direitos fundamentais e para o fortalecimento da democracia. É neste solo fértil de lutas passadas e conquistas presentes que o partido planta as sementes para um amanhã de esperança, igualdade e prosperidade compartilhada.

Momento histórico vai compor trilogia do Centro de Memória Trabalhista

Fato tão significativo para a existência do PDT não poderia ficar de fora da bibliografia partidária. Por meio do seu Centro de Memória Trabalhista (CMT), braço da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), a legenda vai publicar uma trilogia inteiramente dedicada a eventos que culminaram no Golpe Cívico-Militar, de abril de 1964.

O conjunto de publicações estreia com a revista que aborda o golpe propriamente dito, registrando e analisando o cenário que tornou possível a destituição de Jango e a ascensão de um governo ditatorial que vigorou por 25 anos. O volume está previsto para estrear em abril, mas ainda não tem uma data definida.

Como apêndice deste primeiro material, é possível ter acesso à mensagem de Goulart ao Congresso Nacional expondo todos os pontos defendidos pelas Reformas de Base, em busca de compreensão cívica e apoio a causa, enviada poucos dias antes do golpe. O texto estará disponível por meio de um QRCode anexo à revista citada anteriormente.

Por fim, o CMT planeja publicar uma cartilha com a íntegra do discurso de João Goulart no comício da Central do Brasil. Além de documentar o momento histórico, a publicação vai reafirmar os compromissos pedetistas fomentados desde a fundação do Trabalhismo no Brasil e que constam intensamente nas Reformas de Base.