Previdência Social e Governo do RS analisam aprimoramento dos regimes próprio e complementar


Ascom Previdência Social
13/03/2024

Equipes técnicas buscam construir análises para a evolução dos modelos contributivos

O ministro da Previdência Social e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, debateram a possibilidade de aprimoramento dos regimes próprio e complementar de servidores. A audiência foi realizada nesta quinta-feira (7), em Brasília (DF).

A partir de dados sociais, financeiros e legais, técnicos dos governos federal e estadual construirão análises conjuntas sobre a evolução dos modelos contributivos.

Para o ministro Carlos Lupi, o encontro reforça a importância do equilíbrio dos sistemas para assegurar a proteção de aposentados e pensionistas.

“Buscamos soluções que protejam o futuro das previdências e dos servidores, pois temos compromisso social. É com esse foco que dialogamos democraticamente com estados e municípios”, disse, ao lado do secretário da pasta, Paulo Roberto Pinto.

Ao mencionar o regime geral, Lupi detalhou a relevância das previdências no fortalecimento do ambiente econômico nacional.

“O Brasil conta com o maior programa de proteção social do mundo, que operacionalizado pelo INSS. Conjuntamente com regimes próprio e complementar, injetamos bilhões, a cada mês, na economia de todos os estados. É a base de sustentação para a maioria das cidades brasileiras”, concluiu.