Senadora Leila Barros assume comando do PDT no Distrito Federal


Por Wellington Penalva e Elizângela Isaque
16/05/2023

Sob amplo apoio da liderança nacional, da militância e prestigiada por partidos aliados, parlamentar quer fortalecer o partido na capital para reconstruir Brasília

A senadora Leila Barros tomou posse na presidência do PDT no Distrito Federal na noite desta terça-feira (16). A cerimônia foi realizada na sede nacional do partido, em Brasília, com muita festa e a presença da liderança nacional e distrital pedetista, incluindo o ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado da legenda, Carlos Lupi e o presidente nacional interino, deputado federal André Figueiredo.

Desde que chegou ao PDT, em março do ano passado, a senadora declara o objetivo de fortalecer o progressismo político em Brasília e suprir carências que têm sido ignoradas pelos sucessivos governos do Distrito Federal. Se dirigindo aos representantes de partidos políticos presentes na cerimônia, Leila pediu união. “Todos vocês estão sinalizando que um novo tempo chegou. Não porque estou assumindo o PDT, mas porque precisamos nos unir. Precisamos segurar as mãos uns dos outros e juntos reconstruir Brasília”.

Diante de tamanho desafio, a agora presidente do PDT na caítal do Brasil defendeu a construção de um projeto capaz de abarcar todas as necessidades distritais e de atender, sobretudo, a população que mais precisa da atenção do poder público.

“Todas as portas que se fecham. Com diálogo, eu abro devagar. E é assim que vamos fazer aqui no PDT. É assim que faremos no nosso campo progressista. Nós vamos dialogar, construir as pontes que tivermos que construir e fazer um plano, um projeto para nossa cidade. Um projeto que traga dignidade e, acima de tudo, esperança para as futuras gerações”, prometeu Leila.

Para Carlos Lupi, a chegada de Leila à presidência do PDT-DF é mais uma etapa nas ações de fortalecimento do partido. Com a senadora, a legenda promete agregar todos os seguimentos e movimentos sociais em sua estrutura e aumentar sua representatividade.

“Senadora, quero lhe dizer que hoje estamos começando a escrever uma nova história aqui em Brasília. A senhora já fez isso aqui, colocou seu nome a disposição apesar de todas as desvantagens e concorreu ao governo do DF. Então, a sua assunção no partido significa para a gente um elevado nível de qualidade, de ideologia, de projeto. Eu tenho uma certeza: vamos ter a melhor presidenta desse partido”, afirmou Lupi.

O ministro trabalhista ainda elogiou a atuação da senadora e seu perfil aguerrido no parlamento brasileiro. “A capacidade que a senadora tem de fazer articulação política, de ser propositiva, de somar, agregar, é o que te torna ainda mais valiosa para o partido e para a sociedade que defendemos. A sua coragem é temida pelos nossos adversários”, ressaltou.

André Figueiredo, líder da bancada do partido na Câmara Federal, também enalteceu a capacidade de liderança de Leila Barros e destacou como sua atuação política agrega as ações pedetistas no País.

“A nossa nova presidente, senadora Leila Barros, vai ser a nossa comandante na construção de um projeto que não se esgota em uma eleição, mas é aperfeiçoado com o tempo, almejando sempre o objetivo de defender os interesses do povo brasileiro”, atestou Figueiredo.

No evento, também foi empossada a nova Executiva Distrital do PDT, tendo o ex-presidente George Michel como presidente de horna e primeiro vice-presidente, e o ex-deputado Joe Valle assumindo a presidência da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP/DF).

A cerimônia também foi prestigiada pelo secretário-geral nacional do PDT e presidente nacional da FLB-AP, Manoel Dias, e por lideranças distritais de vários partidos, como o deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF) que, na ocasião, ressaltou seu carinho e gratidão pelo PDT, partido onde construiu sua carreira política, e manifestou apoio irrestrito à Leila Barros como comandante da legenda local.

Outro ex-pedetista que também declarou apoio à nova fase do PDT no Distrito Federal foi João Vicente Goulart (PCdoB), juntamente com outras lideranças, como o ex-deputado Professor Israel (PSB-DF), e demais representantes partidários que estiveram presentes no evento, como do PT, Solidariedade e PSB.