CCJ aprova PL do Dr. Mário Heringer que restringe uso de Internet em casos de crimes cibernéticos

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Ascom deputado Dr. Mário Heringer
17/05/2023

Proposta do parlamentar visa impedir que cibercriminosos que aguardam julgamento continuem comentendo livremente esses delitos

Segue para votação no Plenário da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 4503/19, de autoria do deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG), que proibe, de forma cautelar, o acesso à Internet para casos envolvendo uso da rede no cometimento de determinados delitos. “Quando vetamos o uso da rede por essas pessoas, segregamos o criminoso e minimizamos os riscos para a sociedade”, defende Dr. Mário.

O projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), nesta terça (16), com substitutivo do relator. Para alcançar seu objetivo, a proposta altera o Código de Processo Penal para incluir a proibição temporária de uso da Internet entre as medidas cautelares contra acusados de crimes cibernéticos.

“Atualmente, alguém que esteja sendo julgado por um crime cibernético pode estar reincidindo livremente enquanto aguarda julgamento”, ressalta o autor do PL.

Pelo texto que será avaliado em Plenário, poderá ser determinada a proibição do uso ou acesso da rede mundial de computadores no caso de crimes cibernéticos envolvendo abuso, exploração ou qualquer outra forma de violência sexual contra criança ou adolescente, invasão de dispositivo informático, furto, estelionato e fraude eletrônica.