Revista pedetista Embaúba estreia com promessa de ampliar debate político


Da Redação
15/06/2023

Primeira edição saiu no início do mês e traz nomes como o ministro Carlos Lupi e a deputada estadual Martha Rocha

 

Para aprofundar e enriquecer o debate político trabalhista nasce uma publicação que integra os temas mais relevantes da vida brasileira. Lançada agora, no início do mês, a revista “Embaúba – Cultura Política” reflete sobre assuntos como justiça social e desenvolvimento, por meio de reportagens e artigos, sempre com uma entrevista especial por edição. O periódico do PDT é produzido pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e, além da edição imprensa, conta também com uma versão online.

“Embaúba – Cultura Política” é composta por cinco editorias: Soberania; Desenvolvimento; Justiça Social; Futuro; e República. Cada uma abarca uma série de assuntos tão pertinentes quanto atuais, apontando soluções sob a perspectiva trabalhistas para as problemáticas nacionais. Em seu primeiro editorial, a publicação afirma: “Precisamos, mais do que nunca, debater e sistematizar o pensamento trabalhista para os desafios do século XXI”.

Editor da revista e vice-presidente da FLB-AP no Rio de Janeiro, Leonardo Lupi falou sobre o surgimento da Embaúba como espaço de fomento às construções trabalhistas. “A revista surgiu a partir do desejo de muitos militantes de terem um espaço para compartilhar seus textos e debaterem ideias para o Brasil. A iniciativa surgiu no Rio, mas a ideia é que possamos ampliar e contar com a contribuição de trabalhistas de todo o país”, afirmou.

Na edição de estreia (Jun/2023), a revista oferece ao leitor textos assinados por grandes lideranças partidárias, militantes, acadêmicos e pensadores do Trabalhismo. É o caso de “Justiça Social” que, em seu primeiro conteúdo, traz o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em uma reflexão sobre o papel do ministério e o compromisso de sua administração.

Sob o título “Uma nova Previdência Social. Transparência e respeito com o povo brasileiro”, o texto de Lupi discorre sobre os desafios do ministério para atender ao cidadão com dignidade e o trabalho que tem realizado nesse sentido. Lá ele explica os esforços já feitos para reduzir a fila do INSS e o que ainda será implementado. “Nosso maior desafio é fazer o INSS se transformar em um órgão de ponta, eficiente, ágil”, escreveu o ministro.

 

O debate segue com entrevista, memória e voz para o leitor

A primeira entrevista especial da Embaúba foi com a deputada estadual e presidente estadual do PDT no Rio de Janeiro, Martha Rocha. Delegada aposentada da Polícia Civil, a parlamentar pedetista é grande conhecedora do Trabalhismo. Entre os temas tratados pela deputada estão a participação das mulheres na política e a sustentabilidade.

Uma seção exclusiva sobre a história do Trabalhismo brasileiro também está disponível no periódico. Intitulada “Memória Trabalhista”, ela traz fatos e curiosidades que remontam os caminhos traçados por lideranças que hoje são grandes referenciais políticos. Na edição de estreia é possível conferir: “A arquitetura modernista dos Cieps”.

Para os leitores também há um espaço reservado. A seção “Cartas” – prevista para começar na próxima edição de “Embaúba – Cultura Política” – é exclusivamente dedicada a comentários e conteúdos enviados pelo público. Com isso, a revista pretende inserir o leitor no debate e enriquecer ainda mais a discussão trabalhista.