O documentário “Brizola” estreia neste domingo (7) com apoio do acervo trabalhista

Wellington Penalva
05/04/2024

Obra que mergulha na vida do fundador do PDT consultou documentos reunidos pelo CMT

No cenário político brasileiro, poucos nomes ressoam com a força e o legado de Leonel Brizola. O documentário “Brizola”, dirigido por Marco Abujamra e produzido por Mariana Marinho, estreia neste domingo (7), trazendo à tona a vida e a luta do emblemático trabalhista. A obra é destaque no 29° Festival É Tudo Verdade e teve apoio do acervo reunido pelo PDT ao longo dos seus 44 anos de existência.

Com estreia marcada para às 16h, na Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), o documentário fornece uma reflexão sobre a construção da classe política brasileira e o ideal democrático, contribuídos ativamente por Brizola desde a primeira metade do século XX. A obra promete uma viagem pela história e uma lição de tolerância da diversidade política.

Através de um meticuloso trabalho de pesquisa, o Centro de Memória Trabalhista (CMT), braço da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) do PDT, disponibilizou um acervo rico, incluindo revistas, livros, vídeos, entrevistas e fotos que se tornaram essenciais para a construção narrativa do documentário. O partido foi procurado pela produção do filme e se prontificou em colaborar, enxergando a obra como outro importante documento sobre a história do Trabalhismo.

“Indicada por Trajano Ribeiro, Mariana Marinho [produtora do filme] entrou em contato conosco e pediu a nossa contribuição com o documentário. Foi uma excelente oportunidade, afinal é um registro importante para o Trabalhismo e para o Brasil. Além disso, uma obra como essa dá às novas gerações a oportunidade de conhecer Leonel Brizola, um dos líderes políticos mais importantes da história nacional”, conta o coordenador do CMT, Henrique Matthiesen.

O diretor Marco Abujamra destaca: “Um dos maiores comunicadores do país, Brizola entendeu como poucos o alcance e o poder da mídia. E usou esse entendimento para promover ideias consideradas, pelo Brasil da época, como extremistas, “comunistas”, e até mesmo subversivas”. Essa visão progressista e a habilidade de Brizola em utilizar a mídia para difundir suas ideias são pontos centrais do documentário.

A produtora Mariana Marinho enfatizou a origem humilde e a trajetória de luta do trabalhista. “Brizola teve seu pai assassinado quando pequeno, sua mãe o alfabetizou em casa, o estudo nunca fácil, conciliando com trabalho para ajudar a mãe com os irmãos. No ensino médio fundou o Grêmio estudantil de sua escola e se formou em engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, destacou.

Brizolistas, lideranças do PDT e dirigentes da FLB-AP, além da presidente estadual do PDT, deputada Martha Rocha, confirmaram presença no lançamento, no Rio. Aguarda-se que o documentário, após sua jornada por festivais nacionais e internacionais, encontre um lar permanente no Canal Curta!, ampliando ainda mais seu alcance e impacto.

Serviço: Documentário “Brizola” no Festival É Tudo Verdade

Rio de Janeiro:

Data: 7 de abril de 2024

Local: Estação Net Botafogo

Endereço: Praia de Botafogo, 316 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

Segunda Exibição no Rio:

Data: 9 de abril de 2024

Local: Net Rio

Endereço: Rua do Resende, 80 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

São Paulo:

Primeira Sessão:

Data: 12 de abril de 2024

Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP

Segunda Sessão:

Data: 13 de abril de 2024

Local: CESC 24 de Maio

Endereço: Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP

Os interessados são aconselhados a verificar os sites oficiais dos locais para obter mais informações sobre ingressos e protocolos de segurança vigentes.