Executiva Nacional do PDT discute pontos estratégicos para o partido nos próximos meses

Foto: Edevaldo Pereira

Por Elizângela Isaque
25/09/2023

Um dos principais pontos abordados foi a importância de se reforçar o veto à Carta de Anuência sem o consentimento da Direção Nacional

Em reunião híbrida – presencial e virtual – realizada no início da noite desta segunda-feira (25), na sede nacional do PDT em Brasília, a Executiva Nacional ampliada do partido deliberou sobre alguns pontos estratégicos para a organização partidária e para o  alinhamento das novas ações a serem executadas nos próximos meses. O encontro foi conduzido pelo presidente nacional do PDT em exercício, deputado federal André Figueiredo, e pelo presidente nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, esteve entre os convidados que participaram do encontro.

Um dos principais pontos abordados foi a importância de se atualizar as resoluções partidárias que tratam da fidelidade partidária. O consenso entre os membros da Executiva foi o de se reforçar, o quanto antes, o veto à Carta de Anuência, por parte de dirigentes estaduais e municipais, sem o consentimento prévio da Direção Nacional do partido, conforme prevista no Estatuto do PDT.

Outra questão discutida foi a organização do VI Congresso Nacional do PDT, previsto para março de 2024, onde será atualizado o programa partidário, com base, principalmente, nos cinco eixos que têm sido debatidos nos Encontros Regionais do PDT, conduzidos pela FLB-AP ao longo deste ano. E nesse sentido, foi ressaltada a importância do engajamento contínuo das lideranças e militantes nos próximos encontros já agendados: Rio de Janeiro (28 de outubro) e São Paulo (18 de novembro).

Novos membros da Executiva

Para preeencher as vagas da Executiva Nacional, atualmente em vacância, foram sugeridos alguns nomes, que referendados por toda a Executiva e que serão levados para aprovação do Dirtório Nacional. Sírley Soalheiro, atual secretária-geral do PDT de Minas Gerais, foi o nome aprovado para o cargo de vice-presidente nacional da legenda, para preenchimento da vaga deixada por Miguelina Vecchio. A presidente do PDT do Distrito Federal, senadora Leila Barros, é a escolha para a vaga de vice-presidente de Relações Institucionais.

Os ex-prefeitos Roberto Cláudio e Rodrigo Neves, de Fortaleza (CE) e de Niterói (RJ), respectivamente, também estão entre as indicações previamente aprovados pela Executiva Nacional, que terá ainda outros dois cargos femininos que serão preenchidos por indicação da Ação da Mulher Trabalhista (AMT).