Fundações do PDT e PSB realizam com o partido Rede seminário sobre o futuro das cidades e as eleições 2024


FLB-AP/ES
26/09/2023

As três legendas devem fazer dobradinhas nos municípios do Espírito Santo para enfrentarem as urnas no próximo ano 

No último sábado (23), a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), a Fundação João Mangabeira (PSB) e o partido Rede Sustentabilidade realizaram em Vitória (ES) o seminário ‘Cenários e visões em foco’, para discutir o futuro das cidades e o cenário político brasileiro. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), com a presença de lideranças dos três partidos, incluindo o presidente estadual do PDT, Weverson Meireles, a vice-presidente da FLB-AP/ES, Madalena Santana Gomes, e convidados de outras legendas e delegações das cidades do interior do Estado.

“Política nacional em perspectiva” e “O Espírito Santo e os frutos do progresso” foram os temas das duas primeiras mesas do evento, mas foi a terceira, “Expectativas para as eleições municipais”, que indicou que os três partidos – são da base aliada do governo do Estado e também fazem parte da base do governo Lula – devem fazer dobradinhas nos municípios para enfrentarem as urnas no ano que vem.

Com uma programação diversificada e a participação de renomados líderes políticos, pensadores e especialistas o seminário possibilitou o compartilhamento de visões e percepções sobre os desafios e oportunidades que as cidades enfrentam.

Um dos assuntos discutidos foi a retomada e a recuperação do Estado Democrático de Direito do Brasil e seu reflexo nas eleições municipais de 2023. Também foram debatidos a exitosa experiência do governo socialista, democrático e popular do Espírito Santo, liderado pelo governador Renato Casagrande, e o estabelecimento de alianças estratégicas na maioria dos municípios onde o PDT, PSB e Rede se encontram organizados, respeitadas as questões locais.

Um dos expositores foi o membro mais jovem do Diretório Nacional do PDT, Pedro Porto, representando a FLB-AP. Formado em Relações Internacionais pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), o pedetista é diretor social do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (Ibep) e pós-graduando em Geopolítica pelo Centro Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO).

“O projeto é esse: que os três partidos ideologicamente identificados, possam construir projetos que se apresentem nas cidades. Claro que respeitando as questões locais, mas vamos orientar para que articulem enquanto bloco e o bloco dialogue com demais forças políticas, sociais, empresariais, etc.”, explicou Pedro Porto.

Também prestigiaram o seminário a ex-vice-governadora do Espírito Santo e atual secretária Estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, o diretor-presidente do Instituto Jones Santos Neves, Pablo Lyra, e o vice-presidente da Fundação João Mangabeira, Alexandre Navarro, dentre outros.

Muito bem recebido pela comunidade da política, do campo ideológico e das alternativas eleitorais, o seminário representou uma oportunidade única para líderes políticos, cidadãos engajados e todos os interessados em discutir o futuro das cidades e o papel crucial que as eleições municipais desempenham nesse contexto.