Diretor do CIEP, Aníbal Gouveia Junior conta sua experiência educacional trabalhista ao CMT  


Wellington Penalva
24/11/2023

Neste episódio do “Trabalhismo na História”, o acadêmico revela como colaborou com Brizola e Darcy

 

Em entrevista ao Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT, Aníbal Gouveia Junior, primeiro diretor do Centro Integrado de Educação Públcia (CIEP) Tancredo Neves, no Rio de Janeiro, compartilha sua experiência com o modelo trabalhista de educação. O encontro faz parte da série “Trabalhismo na História” que resgata memórias significativas de trabalhistas que moldaram a história brasileira.

Aníbal, cuja juventude foi marcada por um ambiente familiar fortemente politizado, inicialmente vislumbrava uma carreira em medicina. No entanto, as convulsões sociais e políticas do período da ditadura militar no Brasil o conduziram para o campo da sociologia. Sua passagem pela universidade foi pontuada por um profundo envolvimento com o ativismo estudantil, enfrentando a repressão e o desaparecimento de colegas.

A virada decisiva em sua vida profissional veio com a gestão de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro. Como diretor do CIEP Tancredo Neves, Aníbal desempenhou um papel central na implementação das escolas de tempo integral, uma inovação educacional destinada a revolucionar o sistema de ensino no estado.

Sob sua liderança, o CIEP Tancredo Neves não foi apenas um espaço de aprendizado acadêmico, mas um modelo de inclusão social e desenvolvimento integral das crianças. Aníbal reflete sobre o impacto dessas escolas na comunidade, enfatizando a importância da educação de qualidade e acessível para todos.

Sua abordagem inovadora na educação integral foi marcada por desafios, mas também por conquistas significativas, moldando uma geração de alunos e redefinindo os padrões educacionais.

A entrevista completa de Aníbal Gouveia Junior está disponível no canal do CMT no Youtube, oferecendo uma visão profunda sobre a educação no Brasil e o legado duradouro dos CIEPs.

 

Assista a entrevista: