CMT lança o “Baú do Brizola” nas redes sociais a partir de domingo (17)


Wellington Penalva
15/12/2023

Série de publicações resgata a memória do fundador do PDT e a trilha do Trabalhismo brasileiro

 

Leonel Brizola é a alma inspiradora dos trabalhistas. Seu legado é revisitado a todo instante em busca de respostas às mais sensíveis questões nacionais. Para impulsionar ainda mais essa fonte de conhecimento, o Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT, braço da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), está lançando o “Baú do Brizola” nas redes sociais, a partir deste domingo (17).

O projeto consiste em três publicações dominicais compartilhando o acervo do CMT sobre o líder máximo do Trabalhismo brasileiro. São imagens históricas – diálogos marcantes, momentos de luta pela democracia, governos, exílio –, além de santinhos de campanha, bótons, posicionamentos políticos e muito mais sobre a trajetória de Brizola na política nacional e internacional.

Brizola, que foi governador do Rio Grande do Sul e duas vezes do Rio de Janeiro, deixou um legado de profunda influência nas políticas sociais e educacionais do país. Seu compromisso com a educação, exemplificado pelo projeto dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), é parte integrante do “Baú do Brizola”.

O projeto se propõe a ser um espaço de reflexão e aprendizado. Ao disponibilizar os materiais, o “Baú do Brizola” busca inspirar novas gerações a compreender e valorizar a história política do Brasil. Esse acervo digital é uma ferramenta essencial para educadores, estudantes e todos os interessados na trajetória de um dos mais notáveis políticos brasileiros.

O “Baú do Brizola” é ainda uma celebração da vida e obra do fundador do PDT. Com um enfoque especial em suas lutas pela justiça social e democracia, o projeto destaca como suas ideias e ideais continuam relevantes nos debates atuais. O lançamento nas redes sociais é uma maneira de preservar a memória histórica e também de disseminar o pensamento de Brizola para um público mais amplo e diversificado.

Fique atento às redes do CMT, a partir deste domingo. Não perca a história fundamental do Trabalhismo e do PDT.