Comissão da Câmara aprova PL de Sérgio Vidigal que institui Dia Nacional da Lembrança do Holocausto


PDT na Câmara dos Deputados/ Da Redação
15/12/2023

Objetivo é punir e coibir crimes contra a humanidade além de promover o respeito e tolerância à diversidade 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira (13) o relatório do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) favorável ao Projeto de Lei 9179/17 que institui o dia 16 de abril, o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto. Conclusiva nas comissões da Casa, a proposta, de autoria do médico e ex-deputado pedetista Sérgio Vidigal (ES), atualmente prefeito do município de Serra (ES), segue para apreciação do Senado – caso não haja recurso.

Segundo a história, estimam-se que durante o holocausto foram assassinados mais de seis milhões de judeus durante. Além dos judeus, negros, homossexuais, ciganos e deficientes físicos foram dizimados por serem grupos sociais considerados “inferiores” pela ideologia nazista que pregava a pureza da raça ariana.

Para o autor da proposta, é importante incluir a data no calendário nacional, para que os crimes contra a humanidade, como o holocausto, “não sejam mais praticados e que se promova efetivamente uma cultura de paz, onde impere o respeito à diversidade e à tolerância, em todos os níveis e instâncias da sociedade”.