Wolmar Castilho revela o Trabalhismo brasileiro a partir de sua vivência


Wellington Penalva
15/12/2023

Trabalhista desde a infância, ele lembra o PTB de Vargas e a relação com Brizola

 

Na série “Trabalhismo na História” do Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT, Wolmar Castilho, figura importante na política do Rio Grande do Sul e amigo de Leonel Brizola, oferece um testemunho valioso sobre sua vida e sua jornada política. A entrevista, disponível no Canal do CMT no YouTube, mergulha nas profundezas da história trabalhista brasileira.

Castilho recorda sua infância em Passo Fundo, iniciando sua trajetória em um contexto de desafios e trabalho precoce. Desde cedo, sua realidade o conectou a líderes trabalhistas influentes, que moldaram seu caminho na política.

A conversa aborda a fundação do PTB por Getúlio Vargas e José Vecchio, destacando a importância de Alberto Pasqualini como um dos principais idealizadores do movimento trabalhista. Castilho compartilha suas experiências durante a Campanha da Legalidade, lutando ao lado de Brizola em defesa da democracia e contra as ameaças militares.

A entrevista também explora o período de exílio de Brizola e o impacto dessa fase na vida política de Castilho, culminando no retorno ao Brasil e na formação do PDT. O trabalhista oferece um olhar sobre as figuras de Getúlio Vargas, Jango e Brizola, bem como sobre a identidade cultural e política do Rio Grande do Sul.

Este relato é uma oportunidade única de acessar as memórias e reflexões de Wolmar Castilho, um dos protagonistas da política trabalhista brasileira. A entrevista completa pode ser assistida no Canal do CMT no YouTube, proporcionando uma perspectiva rica e detalhada sobre a história política do Brasil.

Confira abaixo a entrevista completa.