Carlos Lupi participa do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública

Foto: Alexandre Amarante

Ascom Ministério da Previdência Social
09/08/2023

O ministro destacou a importância do regime para garantir a dignidade dos segurados

Durante o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública, na última quarta-feira (9), na Câmara dos Deputados, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que “a comissão tem a finalidade de debater o papel da Previdência Social, impedindo que haja retrocesso e promovendo avanços para garantir a dignidade dos brasileiros”.

Lupi destacou a importância da Previdência Social tanto na vida das pessoas como na economia do país. “Mensalmente são pagos mais de 38 milhões de benefícios, com o investimento de R$ 30 bilhões. E isso é investimento, não é despesa. É o pagamento de um salário para o cidadão viver com dignidade. Isso não é um favor, é uma obrigação do Estado com o segurado que contribuiu para a Previdência Social a vida toda”.

Quanto à redução da fila do INSS, o ministro garantiu que está trabalhando para que, até dezembro, a espera seja de, no máximo 45 dias. “Isso não é mágica. É o trabalho dos servidores do INSS e dos médicos peritos conscientes que estavam trabalhando gratuitamente nos mutirões nos finais de semana”. Lupi informou que, no último final de semana, foram concedidos 45 mil benefícios por meio de análise documental (ATESTMED).

O ministro da Previdência Social citou outras medidas que estão sendo tomadas para melhorar e agilizar os serviços oferecidos pelo INSS. Dentre elas, convênios firmados com os Ministérios do Desenvolvimento Social e da Saúde para, por meio da tecnologia, integrar os sistemas e agilizar a concessão dos benefícios.

A realização da perícia por meio da telemedicina e a redução dos juros do empréstimo consignado foram temas defendidos pelo ministro. “Não quero impor nada a ninguém, mas quero discutir possibilidades que melhorem a vida dos segurados”, afirmou Lupi. “Um assunto que enfrenta muita resistência é o uso da telemedicina. Não quero tirar o emprego de ninguém, mas também não quero que o segurado ande 500 quilômetros para conseguir ser atendido. Acredito que nenhuma carreira seja mais importante que a própria sociedade”, concluiu.

Comissão

Requerida pelos deputados federais André Figueiredo e Bohn Gass e pelo senador Paulo Paim, a retomada da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública ratifica o objetivo de defender, com apoio de 186 deputados e 22 senadores, a manutenção dos direitos de trabalhadores, aposentados, pensionistas e beneficiários, bem como a segurança jurídica e atuarial do sistema de seguridade social.

Paulo Paim indicou que a reconstrução do país é potencializada no ano que marca o centenário da Previdência Social. “É a defesa, no Congresso, para que os trabalhadores possam buscar os seus sonhos, como uma aposentadoria decente”, salientou.

Ao mencionar a importância da parceria entre Executivo e Legislativo, André Figueiredo abordou a atuação da União para a “construção de um Brasil para o povo brasileiro”.

“Nessa luta, temos a vantagem de contar com um presidente da República que entende a importância do serviço público e, junto com o ministro Lupi, está compromissado com o fortalecimento da Previdência Social”, pontuou.