CMT lança a revista “Brava Gente” comemorativa com biografia de Brizola

Wellington Penalva
17/10/2023

Publicação traz toda a exposição realizada na Câmara em homenagem ao centenário do trabalhista

O Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT acaba de lançar a revista “Brava Gente”, em alusão ao centenário de Leonel de Moura Brizola, o maior líder da história do PDT. A publicação comemorativa é uma reprodução da exposição realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, no ano passado, que conta toda a trajetória de vida do trabalhista gaúcho.

Com textos assinados pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pelo presidente nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, e pelo atual presidente em exercício do PDT, o deputado federal André Figueiredo, a revista exalta a existência de Brizola e aponta sua importância para o desenvolvimento nacional.

Lupi, que acompanhou Brizola desde 1979, diz que o líder trabalhista influenciou gerações e fez a diferença na política brasileira por sua inconformidade com os interesses espúrios da elite nacional. Para ele, os feitos do fundador PDT seguem vivos ainda hoje. “Através de sua representatividade, renovamos nossas convicções e energias para preservar o seu legado e expandir avanços e vitórias, sempre do mesmo lado: o do povo brasileiro”, afirma o ministro.

Já Manoel Dias, companheiro de luta por mais de 30 anos, destaca a coragem de Brizola em bater de frente com o sistema político-econômico vigente e defender as causas populares. “A sua decisão de participar dessa democracia burguesa não era para legitimá-la, mas sim organizar os trabalhadores e os excluídos para, através do voto livre e democrático, ascender ao poder e realizar as tão necessárias reformas estruturais”, declara o secretário-geral do PDT.

A revista percorre toda a vida de Brizola, desde o seu nascimento, em 1922, até a despedida, em 2004. É possível conferir a origem humilde do trabalhista, lá em Carazinho (RS), sua ascensão política ao lado de Getúlio Vargas, passando pela Campanha da Legalidade, de 1961, e pelo governo do Rio Grande, até a fundação do PDT, os dois governos do Rio e as campanhas presidenciais.

Dois grandes destaques da biografia do fundador do PDT são a criação de escolas ao longo de sua trajetória política, incluindo os 500 Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), e a histórica resposta à TV Globo, em 1994. A “Brava Gente” comemorativa está disponível na biblioteca virtual da FLB-AP. Clique aqui e confira.