Previdência Social reabre agência do INSS em Londrina (PR)

Foto: Divulgação

Ascom Ministério da Previdência Social
02/10/2023

Ministério da Previdência Social (MPS) reabriu, nesta sexta-feira (29), a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Jardim Shangri-lá, em Londrina (PR), que promoverá o atendimento relacionado ao Benefício por Incapacidade (BI) para cerca de 3 mil segurados mensalmente. Na segunda maior cidade do Paraná, com população de 550 mil habitantes, a cerimônia contou com as participações do ministro Carlos Lupi e do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.

Com a reforma orçada em R$ 2,2 milhões, o governo federal disponibilizou uma unidade moderna e acessível para garantir o suporte aos cidadãos de 27 municípios da região Norte do estado que demandam os serviços integrados de perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional.

Acompanhado do presidente da autarquia federal, Alessandro Stefanutto, o ministro Carlos Lupi afirmou que a prioridade da pasta é reduzir a fila em conjunto com a “humanização do atendimento”.

“São premissas que implantamos, desde janeiro, e que apresentam resultados concretos, como a ampliação e qualificação do atendimento. Como consequência, vamos enquadrar a fila no prazo de até 45 dias, conforme determina a legislação. A herança de governos anteriores será equacionada”, disse.

“Em conjunto com os servidores, estamos resgatando o Ministério e o INSS para permitir que os mais de 38 milhões de segurados tenham seus direitos garantidos no maior programa social do mundo. Com valorização e restruturação, a Previdência Social será cada vez mais eficiente, pois o povo precisa da gente”, concluiu, ao mencionar o projeto do PREVMóvel em todo o país.

Perito médico federal, Marcelo Belinati enfatizou que o “maior instrumento de transformação social do Brasil é a Previdência Social”.

“Sempre norteou o meu trabalho, no INSS, o princípio de dar direito a quem tem direito. É fazer o que é correto e justo”, comentou.

“A Previdência cuida dos cidadãos no momento de maior fragilidade. […] O problema é grande, mas a solução será maior ainda, pois o governo fará o bem para quem precisa”, completou.

Para Alessandro Stefanutto, o respeito com o cidadão é uma prioridade que retornou a partir do novo governo.

“O INSS é uma casa fantástica. Temos colegas que cuidam engajados do povo brasileiro. Apesar do quadro difícil que recebemos, vamos humanizar a política pública e qualificar os canais de atendimento, como as agências, para cuidar dos brasileiros”, relatou.

O evento contou ainda com as participações do vice-prefeito local, João Mendonça, da superintendente-regional Sul, do gerente-executivo e da gerente da agência do INSS, Kathia Maria Braga, Ronaldo Azevedo e Lucimara Toste, respectivamente, além de representantes do executivo, do legislativo e da sociedade civil.