Penúltimo Encontro Regional do PDT reúne mais de 500 pessoas em São Paulo

Foto: Rafael Machado

Por Elizângela Isaque
28/11/2023

Dirigentes da Executiva Nacional do PDT, do Diretório paulistano e de outros Estados, prefeitos e vereadores estiveram entre as mais de 500 pessoas que fizeram da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) palco de um grande e entusiasmado debate trabalhista no sexto Encontro Regional do partido. Comandado por Manoel Dias, presidente nacional da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e secretário-geral nacional do partido, o evento também foi prestigiado pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que, mais uma vez, enalteceu a atuação da FLB-AP ao levar para as cinco regiões do Brasil esse importante ciclo de debates que subsidiará os quadros do partido para as próximas eleições.

“Esse nosso programa vai servir como plataforma para todos os nossos candidatos. Nós vamos fazer a sistematização desse programa e isso será um compromisso público que todos os nossos candidatos terão de assumir. E não é nada para nós. É educação de qualidade, educação de tempo integral, é defesa do trabalhador. É isso que vocês estão discutindo aqui. É fundamental o partido ter esse compromisso, o compromisso com o seu programa, com as suas ideias para, ao assumir uma função pública, qualquer que seja ela, executar esse compromisso para honrar a história que o Trabalhismo representa “, destacou Lupi.

Dentro dos temas gerais abordadas pelos cinco Grupos de Trabalho (GTs) – Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade. Cidades, Governança e Inovação, Saúde e Seguridade Social, Trabalho, Emprego e Renda, e Educação e Cidadania –, o Encontro de São Paulo, a exemplo dos demais estados, possibilitou o debate acerca da conjuntura local, como o processo de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), atualmente em pauta na Alesp. A questão, foi trazida pelo deputado estadual Márcio Nakashima (PDT-SP).

“Nós aqui temos uma grande responsabilidade, porque somente o que muda a opinião dos deputados aqui é a pressão, é a força da sociedade; é a união, a motivação, o nosso embate aqui. Então, eu peço a todos vocês que se unam nessa questão contra a privatização da Sabesp”, disse Nakashima, ao explicar que a sensibilidade do tema está relacionada, principalmente, à água, recurso salutar e que tem sido ameaçado no Brasi e no mundo, além de alvo de disputadas política.

“Não podemos permitir que a Sabesp seja privatizada. A Sabesp é do povo, e não de meia dúzia de empresários, de meia dúzia de pessoas que vão aqui explorá-la, porque a água é vida, e água não pode se objeto de lucro, objeto de comércio”.

A luta de Márcio Nakashima contra a privatização da Sabesp recebeu  apoio incondicional de todas as lideranças pedetistas presentes no Encontro, que fizeram questão de se manifestar a respeito, como ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT-RS). Eleita em março deste ano a primeira mulher vice-presidente da Internacional Socialista da América Latina e do Caribe (IS), a neta de Leonel Brizola destacou a importância de preservar caráter estatal da Alesp, mencionando o exemplo das danosas privatizações realizadas no Rio Grande do Sul.

“Se o PDT defende o trabalhador e a trabalhadora, como a gente não vai defender o serviço público, se quem utiliza o serviço público é quem mais precisa. Por isso a gente defende o servidor público”, firmou Juliana Brizola.

Já Manoel Dias, ao cumprimentar o deputado pela luta em defesa da Sabesp, afirmou que essa é também uma batalha que integra a luta do Trabalhismo. “É nosso princípio zelar pela coisa pública do povo brasileiro”.

Inovação na plenária dos GTs

Idealizador do atual formato dos Encontros Regionais, cujo destaque bem-sucedido são os debates que acontecem de forma simultânea nos cinco GTs, Manoel Dias, mais uma vez, liderou uma nova dinâmica colocada em prática nesse Encontro. Os participantes tiveram a oportunidade de realizar comentários em relação a cada relatório apresentado pelos relatores e coordenadores de cada grupo.

Na opinião de Manoel Dias, a etapa de São Paulo manteve a tônica dos demais encontros, que foram sucessivamente progredindo quanto à participação nos Grupos de Trabalho e na plenária final. “Vocês estão de parabéns. Foi espetacular. A nossa base, a nossa ponto compareceu e participou ativamente das reuniões e dos debates dos temas”, destacou.

No início da plenária, aconteceu ainda o ato de oficialização do professor Luiz Carlos Lemos Júnior como vice-presidente estadual da FLB-AP/SP.

Último Encontro

O sétimo e último Encontro Regional será realizado em Porto Alegre (RS), no próximo sábado (2), na Câmara Vereadora de Porto Alegre, a partir das 8h30.

Inscrições pelo link: flb-ap.org.br/encontroregional.