Martha Rocha preside ato na Alerj para celebrar 70 anos da Petrobrás


PDT do Rio de Janeiro
11/10/2023

Para celebrar os 70 anos de criação da Petrobrás, através da Lei 2004/53 sancionada pelo presidente Getúlio Vargas, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por iniciativa da deputada estadual Martha Rocha, presidente do PDT-RJ, realizou solenidade na última segunda-feira (9) no plenário Barbosa Lima Sobrinho. Lá é palco das discussões, ao longo de três anos no início da década de 50, que resultaram na criação por Vargas da maior das estatais brasileiras, hoje empresa de economia mista, que se tornou na indústria mundial de petróleo.

O presidente da Petrobrás, o senador Jean Paul Prates, esteve presente ao evento que lotou o plenário da Alerj e contou também com a presença do presidente do Clube de Engenharia, do vice-presidente da Firjan, da prefeita de Quissamã e dos presidentes das duas federações nacionais de petroleiros.

Logo na abertura, foi exibido aos presentes um vídeo assinado pelo PDT e pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), a partir de vídeo do presidente Lula celebrando os 70 anos de fundação da Petrobrás; narrando a saga do petróleo no Brasil a partir da descoberta do petróleo em Lobato na Bahia, criação do Conselho Nacional de Petróleo por Vargas em 1938, no mesmo ano a nacionalização das riquezas do subsolo do Brasil, outra iniciativa de Vargas; e finalmente a criação da Petrobrás com forte apoio popular da campanha “O Petróleo é nosso”.

Na sua fala, o presidente da Petrobrás relatou que hoje a empresa é uma das maiores do mundo na área de energia, principalmente de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. A empresa também se consolidou como a maior do país, cujo valor de mercado hoje ultrapassa R$ 470 milhões.

A deputada Martha Rocha, por sua vez, disse que “a criação da Petrobras nesta Casa Legislativa, que abrigava na época o Congresso Nacional, foi uma decisão de entender que implementar uma empresa de petróleo no Brasil era largar o monopólio do café e partir para um projeto de industrialização do país. Então, ao longo destes 70 anos, eu acho que nós temos muitas razões para comemorar,” afirmou.

A parlamentar destacou, ainda, a relevância da indústria petrolífera para o Estado do Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro detém 8% de jazidas de petróleo de todo o território nacional e 60% das jazidas de gás. Além disso, a Petrobras investirá R$ 1,7 trilhão no Programa de Aceleração de Crescimento e por isso é importante que o Estado do Rio esteja no radar, para que a gente possa ter um novo ciclo de reindustrialização com estes novos postos de trabalho e garantia da energia e da sustentabilidade” pontuou.

O presidente da Petrobras aproveitou a ocasião para anunciar a retomada e revitalização de uma sede carioca da Petrobras.

“É uma honra participar dessa celebração que acontece justamente na casa do povo, o Palácio Tiradentes, que também guarda toda a história da Petrobras. Aproveitamos para anunciar que o Edifício Sede da Petrobras (Edise), que estava fechado desde 2021, será retomado como o primeiro ambiente de trabalho adaptado para futuras gerações. Essa ação será importante também para a revitalização do Centro do Rio, onde temos duas sedes, uma na Rua do Senado e a que será reaberta, na Avenida Chile,” destacou Prates.

Também estiveram presentes no evento o Secretário de Economia e Energia do Mar, Hugo Leal; o vice-presidente da Firjan, Celso Mattos; o Secretário da Federação Nacional dos Petroleiros, Adaedson Costa; a Prefeita de Quissamã, Maria de Fátima; entre outros.