“O Trabalhismo na História” do CMT entrevista Sérgio Caldieri


Wellington Penalva
11/10/2023

Série desvenda a trajetória trabalhista no Brasil e, nesta edição, traz fatos sobre Darcy Ribeiro

 

O Centro de Memória Trabalhista (CMT) do PDT lançou mais um capítulo da série “O Trabalhismo na História”, com uma entrevista exclusiva com Sérgio Caldieri que traz à tona os bastidores e influências que moldaram o Trabalhismo brasileiro. Disponível no canal do CMT no YouTube, a entrevista oferece uma visão curiosa de duas figuras marcantes na história do país: Darcy Ribeiro e Edmundo Muniz.

Nesta entrevista, Caldieri, jornalista e militante trabalhista, compartilha sua experiência de vida e se aprofunda nos momentos cruciais que marcaram sua trajetória no movimento trabalhista brasileiro. A conversa aborda, principalmente, dois gigantes do cenário político e cultural do país: Darcy, de quem Sérgio foi assessor, e Edmundo, socialista e também jornalista que influenciou diversos movimentos sociais no Brasil.

Ribeiro, o renomado antropólogo, educador e político, foi uma figura-chave no governo de Leonel Brizola, responsável pela criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), que revolucionaram a educação no Brasil. Já Edmundo Muniz era marxista e teve influência direta na formação da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio, e do Movimento Sem Terra (MST).

A entrevista destaca a relação de amizade e colaboração entre Darcy Ribeiro e Edmundo Muniz, com diferentes origens e perspectivas, mas com um objetivo em comum: lutar por um Brasil mais justo e igualitário. A troca de ideias e experiências resultou em ações concretas que moldaram a história e o futuro do país.

Apesar das diferenças ideológicas, ambos compartilharam uma luta eterna por um Brasil mais inclusivo e justo. Os valores do trabalhismo, a cultura nacional e a educação, fortemente influenciada por essas lideranças, continuam a ser temas essenciais para a construção de um país mais inclusivo.

A entrevista completa, rica em detalhes e depoimentos, pode ser acessada clicando aqui. Este é mais um importante registro histórico que o CMT disponibiliza, para que todos possam entender e valorizar o legado do Trabalhismo no Brasil. Não perca a oportunidade de aprender com aqueles que vivenciaram e influenciaram os acontecimentos históricos do país.

 

Em memória

Militante do PDT, Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Caldieri, jornalista e escritor, faleceu em 2021, logo após uma delicada cirurgia no coração. Seus feitos e sua memória integram hoje o partido que defendeu desde a fundação.