Lupi atrela compromisso social do governo do Brasil com valorização da previdência pública


Ascom Min. Previdência Social
26/06/2023

Ministro participou de seminário do Banco Interamericano de Desenvolvimento nos Estados Unidos

 

O compromisso social do governo do Brasil atrelado à valorização da previdência pública foi relatado pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, no seminário temático “Soluções para sociedades mais longevas”, que foi promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos dias 20 e 21 de junho, em Washington, capital dos Estados Unidos.

“Temos que ter um enfoque cada vez mais social sobre a Previdência, que não é meramente uma despesa contábil do Estado. São cerca de 38 milhões de vidas beneficiadas em um momento de mais fragilidade, pois precisam de mais auxílio. […] O melhor investimento que uma nação pode fazer é naqueles que ajudaram a construí-la”, detalhou.

Lupi abriu o seminário com mesa composta ainda por Luiz Escrivá, Ministro da Inclusão, Previdência Social e Migração da Espanha; Angela Antonelli, Diretora Executiva do Centro de Iniciativas para os Aposentados da Universidade de Georgetown e do Ministro do Trabalho da República Dominicana, Miguel De Camps. O Nobel de Economia Robert Merton também falou na abertura, ao lado do ministro brasileiro.

“A Previdência é um desafio para levar justiça social. O Brasil tem, hoje, o maior programa social do mundo. Mais de 114 milhões de cidadãos, a partir de famílias com média de três membros, dependem da renda dos beneficiários da Previdência para sobreviver”, ressaltou Carlos Lupi.

Ao abordar a amplitude e consistência do Regime Geral de Previdência Social, o ministro ratificou a contribuição do sistema de seguridade para a consolidação do progresso gerado pela gestão do presidente Lula.

“O crescimento que o Brasil está tendo hoje, acima de todas as previsões, é proveniente do aumento real do salário mínimo e das aposentadorias e pensões. Nos últimos dois meses, a Previdência Social injetou na economia brasileira cerca de R$ 60 bilhões, que não são despesas, mas investimentos”, afirmou o ministro.

“É o dinheiro mais bem investido que a nação pode ter, pois volta como crescimento da economia através dos impostos diretos e indiretos que cada aposentado e pensionista paga”, encerrou.