Gestores pedetistas expõe experiências de suas gestões em curso de cidades inteligentes do BID


Prefeitura de Aracaju (SE)
04/04/2023

O prefeito de Aracaju (SE) Edvaldo Nogueira (PDT) e o prefeito Axel Grael (PDT), de Niterói (RJ), participaram, na manhã dessa terça-feira (4) da aula inaugural do curso “Big Data para Cidades Inteligentes”, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Voltada para servidores públicos municipais, gestores e secretários, a capacitação tem como foco apresentar novas perspectivas sobre o uso da tecnologia para o desenvolvimento dos municípios, a partir de soluções desenhadas, especialmente, para o Brasil. Ao todo, o curso conta com 1.500 inscritos.

Palestrante da aula inaugural, o gestor Edvaldo Nogueira apresentou as iniciativas bem sucedidas aplicadas na capital sergipana que contribuem para o avanço digital da cidade e para a desburocratização dos serviços públicos, melhorando a vida da população.

“É uma grande alegria compartilhar desse momento, especialmente porque sempre acreditei no uso da tecnologia para a melhoria da vida das pessoas. As cidades têm um papel fundamental porque elas são a ponta do sistema. É na cidade que a vida acontece e, sendo assim, é nela que a tecnologia deve estar a serviço de uma gestão, para que se torne mais inteligente, criativa e, a partir desse processo, possa modificar positivamente a vida do cidadão. Mas para isso, nós precisamos quebrar paradigmas. Precisamos unir leveza, rapidez, exatidão, visibilidade e multiplicidade para alcançarmos soluções efetivas e que nos possibilitem usar a tecnologia não apenas como fetiche”, destacou Edvaldo.

Ao ressaltar a importância dessas iniciativas para a construção do presente e futuro das cidades, o prefeito detalhou o projeto que foi elaborado para concretização da gestão inteligente de Aracaju. “Nosso primeiro passo foi instalar 160 quilômetros de  fibra ótica na capital, o que nos permitiu avançar com a implantação de wifi nas escolas, em unidades de saúde e demais equipamentos públicos. A partir deste ponto, na Saúde, por exemplo, avançamos com implantação do Prontuário Eletrônico em todas as UBS’s, o que foi fundamental para termos mais qualidade e agilidade no atendimento e criamos uma ferramenta online para marcação de exames, consultas e levantamento de dados sobre a qualidade dos serviços”, pontuou.

Já o pedetista Axel Grael falou sobre as iniciativas tomadas ao longo de 10 anos que levaram Niterói a estar hoje em oitavo lugar no ranking nacional de cidades inteligentes, de acordo com o Connected Smart Cities, e a ter o Sistema de Gestão da Geoinformação da Prefeitura (SIGeo) premiado, em 2017, como a melhor ferramenta do tipo no país.

“Há 10 anos, Niterói tinha dezenas de sistemas de dados diferentes para realizar todo o trabalho de gestão da cidade. Hoje, investimos em um projeto que visava transformar o município em Cidade Inteligente e concentramos os dados em poucos locais, o que facilitou a nossa tomada de decisão. Ou seja, investimos em meios de dar qualidade ao uso de dados públicos na gestão pública, para que gerem bons resultados para o cidadão”, explica Axel.

De acordo com o Grael, a cidade conta hoje com alguns sistemas que fazem a diferença na gestão, além do SiGeo, como é o caso do Colab. O aplicativo, que foi instituído em Niterói em 2014, conta hoje com cerca de 167 mil inscritos. Através dele, é possível participar de processos participativos digitais, como as consultas públicas, que permitem à população colaborar com a Prefeitura na construção de diversas políticas públicas. Além disso, o aplicativo permite agendamento de vacinação e de outros serviços e também há um espaço para reclamações. A média de resolubilidade dos problemas que chegam pela ferramenta por meio dos cidadãos é de 90%.

“O cidadão tira foto dos problemas, por exemplo, e nos envia pelo Colab.  A reclamação chega até nós classificada e temos como saber em que parte da cidade tem mais casos como aqueles e trabalhar em projetos que mirem na resolução total do problema”, contou Grael.

Outros prefeitos também participaram da aula inaugural e apresentaram projetos desenvolvidos em seus municípios. Os prefeitos de São Luís/MA, Eduardo Braide, e a prefeita de  Novo Hamburgo/RS, Fatima Daudt, detalharam as ações em áreas como Saúde, sobretudo na vacinação das pessoas contra a covid-19, na administração geral, como o georreferenciamento e digitalização de processos, entre outros. Os prefeitos do Rio de Janeiro/RJ, Eduardo Paes, e de Recife/PE, João Campos, também enviaram vídeos falando sobre o tema.

O representante do BID no Brasil e moderador da aula, Morgan Doyle, explicou como funcionará o curso e ressaltou que o foco será em gestões municipais. Ele também enfatizou a importância das iniciativas relacionadas a cidades inteligentes. “Por isso  queremos conhecer quem já está a muitos quilômetros a frente nesta pauta”, afirmou.

A aula realizada nessa terça foi a primeira de seis sessões. Morgan Doyle reuniu, entre os participantes, diversos prefeitos de cidades brasileiras que expuseram os investimentos que estão sendo realizados em seus municípios para os tornarem eficientes, através da tecnologia. Durante o bate-papo, os palestrantes compartilharam suas experiências, os planos futuros e recomendações de melhoria da gestão urbana para prestação dos serviços aos seus cidadãos.

Também palestraram no evento virtual a coordenadora da Rede de Cidades do BID, Maria Camila Uribe, a chefe da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, Tatiana Gallego Lizon, o consultor internacional, especialista em transformação digital, cidades inteligentes e desenvolvimento urbano do BID, Mauricio Bouskela.