Gestão pedetista em município mineiro é marcado por legado de Brizola e Darcy


Por Ester Marques
08/09/2023

A bandeira da Educação, sob a perspectiva trabalhista, tem sido uma realidade prática e de sucesso crescente no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais. Gerido pela terceira vez pelo pedetista Nozinho, o município tem sido um case de sucesso, sob uma gestão dedicada à implementação de um projeto educacional, de crescimento e mudança social, baseado nos ideais de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.

Com quase 12 mil habitantes, a cidade conta hoje com três escolas de tempo integral, sendo que duas delas foram implementadas nos primeiros oito anos da gestão de Nozinho, sendo a primeira escola criada em 2007.

Quinze anos após a inauguração da primira escola, o fruto desse trabalho desenvolvido no município comçou a ser colhido. E quem atesta a eficácia do modelo são os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que cresceram significativamente de 5.1 em 2009, para 7,1 em 2019, o que comprova a eficácia do modelo educacional que Brizola e Darcy idealizaram e que serviu de inspiração para a gestão do prefeito Nozinho.

“Desde que Brizola voltou do exílio, eu o via falar de escola de tempo integral e Darcy Ribeiro, que defendeu esse projeto no Rio, e eu falava que no dia que eu me elegesse, eu ia fazer uma escola dessas”, afirmou o gestor pedetista.

Assim que Nozinho foi eleito para seu primeiro mandanto na cidade, em 2004, sua primeira iniciativa foi procurar a sede estadual do PDT, em Belo Horizonte, para conhecer mais do trabalho desenvolvido pelos pedetistas e saber sobre o projeto das escolas de tempo integral que tanto ouvia falar.

“Quando cheguei na sede estadual, me informaram que iria acontecer o congresso da escola de tempo integral, em Americana, São Paulo, e assim eu conversei com o pessoal, conheci mais sobre o projeto e enfim comecei a planejar a primeira escola em nosso município”, afirmou o prefeito.

Nozinho promete que os investimentos não vão parar por aí. De acordo com ele, já está em andamento um novo projeto, que consiste na construção da quarta escola de tempo integral que irá atender a todo o município.

“Nós vamos construir outra escola, porque o nosso município está em pleno desenvolvimento e precisamos atender as nossas demandas. A escola de tempo integral tem feito bastante diferença e muita gente prefere morar aqui por causa dessas escolas”, afirma o prefeito.

Desenvolvimento social

Brizola afirmava que a educação era o pilar da transformação social e São Gonçalo do Rio Abaixo é um exemplo disso. Segundo a Secretária de Educação do município, Lucinda Barcelos, após a implementação das escolas no modelo integral, houve uma maior geração de renda no município, principalmente no que diz respeito às mulheres no trabalho, que puderam exercer atividade remunerada, como é o caso de Bruna Cristina, mãe do aluno Lucas Benício, do 5° ano.

“Por meio das aulas e oficinas, nossas crianças desenvolvem habilidades que podem direcioná-los para diversas áreas do conhecimento. Além de tudo isso, podemos trabalhar tranquilos, sabendo que nossos filhos estão seguros e sendo educados da melhor maneira”.

Hoje, há no ensino fundamental 859 estudantes, dos quais, 709 (82%) estão matriculados na Escola de Tempo Integral, uma taxa que, de acordo com Lucinda, também contribuiu para redução de jovens e adolescentes que se encontravam em situações de vulnerabilidade social na cidade.

Estrutura escolar

As escolas oferecem, além das matérias do núcleo comum, oficinas de empreendedorismo, educação financeira, educação ambiental, jogos e experiências matemáticas, reforço escolar, produção textual, lazer/brinquedoteca, arte cênica/dança, música, laboratório de ciências, informática, saúde alimentar e oficinas optativas: coral, artes marciais e balé.

As unidades escolares também contam com espaços físicos diferenciados e preparados para atender as crianças em todas as oficinas e durante todo o dia com o refeitório, onde comporta todas as crianças sentadas, auditório, quadras, parques, campo de futebol, sala de balé espelhada, tatames, laboratórios equipados, entre outros.

Bruna Cristina afirma ainda que as escolas de tempo integral em São Gonçalo do Rio Abaixo têm sido muito importantes para a educação das crianças e adolescentes, desde a formação escolar até a mudança e implementação de hábitos mais saudáveis, com uma alimentação mais equilibrada na vida de toda a família.

“Além do ensino mais reforçado, nossos filhos têm a oportunidade de lazer e convívio com os amigos, ampliando a socialização. Também, através de aulas e oficinas, nossas crianças desenvolvem habilidades que podem direcioná-los para diversas áreas do conhecimento”, completou a mãe Bruna Cristina.