Estado inchado é demagogia liberal, aponta estudo


Da Redação
01/08/2023

Como sempre defendeu o PDT, funcionalismo no Brasil é defasado e insuficiente

 

O discurso de que o Estado brasileiro possui mais servidores do que o necessário, frequentemente defendido por correntes liberais, foi desmentido por uma pesquisa recente divulgada pela Folha de S. Paulo. Contrariando essa ideia, o estudo revelou que o Brasil está atrás de países como Estados Unidos e Dinamarca em número de servidores públicos. Essa posição não é novidade para o PDT, que sempre defendeu a importância de um serviço público eficiente e com quadro de pessoal adequado à demanda.

Ouvido pela Folha, o pesquisador Félix Lopez, coordenador do Atlas do Estado Brasileiro do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a concepção de um Estado brasileiro inchado é falsa. Dos 91 milhões de trabalhadores no Brasil, apenas 11,3 milhões atuam no setor público, representando 12,45% do total. Em comparação, países como os Estados Unidos têm 13,55% de funcionários no setor público, e a Dinamarca, referência em políticas de bem-estar social, conta com 30,22% de servidores.

O PDT sempre defendeu a importância de um serviço público eficiente e qualificado. O partido tem reiterado a necessidade de revisar o concurso público, adequar as carreiras existentes, adaptar o efetivo às mudanças no mercado de trabalho e aprimorar a avaliação de desempenho dos servidores. Além disso, o partido tem destacado a importância da valorização dos servidores e da criação de novos postos de trabalho no serviço público federal.

“Não é de hoje que defendemos um serviço público forte e eficiente, capaz de atender as necessidades do cidadão. Isto é parte do Trabalhismo que luta por um Estado forte e adequado à demanda populacional. Fomos contra a Reforma Administrativa proposta no governo passado e estamos de acordo com o atual governo em sua reestruturação da máquina pública”, afirma o presidente licenciado do PDT e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Lupi ainda acrescenta que “a construção de um serviço público justo e capaz de atender às necessidades da população é essencial para o desenvolvimento econômico do país”. Na Pasta que dirige, por exemplo, o ministro trabalhista acaba de implantar o Programa de Enfrentamento a Fila da Previdência Social (PEFPS), investindo em capacitação e estimulando o servidor público por meio de bonificações.

Nas prefeituras que ocupa, o PDT também promove o desenvolvimento do serviço público de qualidade. Um exemplo recente é o do prefeito de Niterói (RJ), Axel Grael (PDT), que anunciou um reajuste salarial acima da inflação para o funcionalismo municipal, este ano. A ação é mais um compromisso da legenda em valorizar os servidores e garantir um serviço público de qualidade para a população.

Seguindo o discurso pedetista sobre a importância do serviço público para o bem-estar social, a pesquisa divulgada pela Folha aponta que quanto maior a máquina pública, maior a qualidade de vida do cidadão. O Brasil passa por grande deficiência em sua estrutura estatal, com carreiras defasadas, falta de pessoal e remuneração inadequada em diversos casos. Não por acaso, está em 13º no ranking do serviço público, atrás de países como Argentina, África do Sul, França e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).