Assembleia Legislativa do Estado do Ceará homenageia comunidades que atuam na reinserção de dependentes químicos

Foto: Marcos Moura/Assembleia Legislativa do Ceará

Assembleia Legislativa da Estado do Ceará
27/10/2021

O parlamentar Marcos Sobreira, proponente do evento, chamou a atenção para a gravidade do consumo de drogas entre jovens e adultos 

O Dia Internacional do Combate às Drogas e o Dia Estadual de Prevenção sobre o Uso de Álcool e outras Drogas – que transcorrem em 26 de junho – foram celebrados em sessão solene nesta quarta-feira (27), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O evento foi proposto pelo deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) e homenageou comunidades terapêuticas que atuam na reinserção de dependentes químicos.

O parlamentar chamou a atenção para a gravidade do consumo de drogas entre jovens e adultos e destacou a importância das comunidades terapêuticas na reinserção do dependente químico na sociedade.

“O dependente químico, muitas vezes, chega na sarjeta numa comunidade terapêutica e lá recebe muito mais do que o acolhimento, recebe amor, dedicação, a possibilidade de voltar ao convívio social, de adquirir uma profissão ou uma prática esportiva”, apontou.

Marcos Sobreira também assinalou a necessidade de trabalhar a prevenção do uso de drogas nas escolas. “Temos que levar esse tema à juventude cearense para que, desde o ensino médio, ela possa saber o malefício que a droga vai trazer à sua vida, à sua família, à sua profissão, ao seu futuro”, afirmou. Ele destacou a Lei 17.486, baseada em projeto de lei de sua autoria, que inclui noções acerca da prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas nas instituições educacionais da rede pública do estado do Ceará.

O secretário executivo de Política sobre Drogas do Ceará, Ilário Marques, frisou que as políticas públicas sobre drogas devem ser integradas com o esforço da sociedade civil, esforço esse que, segundo ele, vem sendo desenvolvido com motivações humanitárias e solidárias.

“Seja de qual dimensão forem os desafios, nós – de mãos dadas com a sociedade civil, Estado, secretarias e Assembleia Legislativa – estamos nos colocando à altura para fazer esse enfrentamento”, assegurou.

O fundador do Instituto Volta ao Caminho (IVC), Wagner Farias, comentou sobre os desafios enfrentados pelas comunidades terapêuticas e ressaltou a valorização das comunidades ao longo dos anos. “Acredito que 90% dos homenageados são de comunidades terapêuticas. É uma forma de reconhecimento desse trabalho, de toda essa luta, de todo esse sofrimento que veio até hoje. É um sentimento também de gratidão, de ver tantas famílias e tantos jovens que foram restaurados”, salientou.

Para Cosme Moreira do Nascimento, embaixador da Fazenda Esperança e agente da Pastoral da Sobriedade, o trabalho com dependentes químicos é um “desígnio de Deus” e uma missão árdua e dolorosa. Ele acentuou ainda que, caso a prevenção não seja bem trabalhada, a tendência é ter que abrir cada vez mais comunidades terapêuticas. “Esse momento eu dedico à minha esposa, às várias famílias que hoje sofrem e agradeço imensamente essa homenagem. Dedico a cada um de vocês que hoje também dedicam o tempo de vocês para salvar vidas”, destacou.

Receberam homenagens a secretária estadual de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; a primeira secretária especial de Políticas sobre Drogas do Ceará, Mirian Sobreira; a técnica da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Ceará, Aline Câncio; o presidente da associação Filhos Amados do Céu, Sebastião Monteiro; o fundador do Instituto Volta ao Caminho (IVC), Wagner Farias, e a presidente do IVC, Valdênia Almeida.

Também foram homenageados a vice-presidente da Associação Ágape – Maracanaú, Regina Ângela; a representante da Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose (APTU), Argina Maria Gondim; o fundador da Associação Obra de Resgate Rainha dos Anjos, Ricardo Monte; o embaixador da Fazenda Esperança e agente da Pastoral da Sobriedade, Cosme Moreira do Nascimento; o policial penal e psicanalista Odailson da Silva; o presidente da Associação Saber Viver, Antônio Marcos Cândido, e o diretor do Instituto Nova Vida e coordenador do Selo Unicef do município de Aquiraz, Acilino Braga.