Centro de Gestores Trabalhistas iniciará trabalho de formação em Porto Alegre (RS)


Por Ester Marques
12/12/2023

No último dia 5, o Centro de Formação de Gestores Trabalhistas (CFGT), estruturado em iniciativa inédita pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), esteve na sede do diretório estadual do PDT, em Porto Alegre (RS), junto com o diretor técnico e de formação, professor Rassier, para firmar compromisso em implementar as ações formativas voltadas para os candidatos às eleições municipais do ano que vem. Na ocasião, o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, e o presidente do Diretório metropolitano, Carlos Vecchio, firmaram compromisso para que a iniciativa seja vista por todos os candidatos ao pleito de 2024.

A reunião também contou com a participação virtual do Dr. Manoel Dias e de representantes dos movimentos como a Juventude do PDT, Axé, Eco Trabalhismo, AMT, Educação, Saúde, Cultura, dentre outros.

Manoel Dias ressaltou a importância do curso para que o PDT tenha quadros políticos capazes de mudar o Brasil, baseados no Trabalhismo de Leonel Brizola e de tantos outros pedetistas.

“O curso de formação de gestores trabalhistas será obrigatório a todos os candidatos. Nós temos 3700 vereadores, 314 prefeitos e 317 vice-prefeitos e, por ausência da presença do partido a nível nacional, os companheiros ficam isolados e desamparados para construir uma proposta de governo que justifique a nossa presença como um partido socialista e trabalhista. Nós queremos ter prefeitos, vice-prefeitos e vereadores diferentes. Que eles tenham discursos e ações administrativas que correspondam ao nosso programa e ao nosso manifesto, assim como foi o nosso grande companheiro Leonel Brizola”, afirmou.

Para o professor Rassier, o compromisso firmado entre as lideranças pedetistas pelo Brasil sinaliza a importância do esforço em não apenas eleger gestores, mas eleger com governança, sustentabilidade e inovação.

“O Rio Grande se notabiliza como berço do trabalhismo e o compromisso firmado pelo Presidente Romildo Bolzan, do Diretório Estadual e do Professor Carlos Vecchio, representando o Diretório Metropolitano de Porto Alegre, na presença de diversas lideranças dos movimentos organizados, sinaliza que estaremos todos voltados para o esforço de, não apenas eleger gestores para os executivos e legislativos municipais, mas fundamentalmente com a clara visão de que precisamos entregar mais e melhor governo a sociedade, estabelecendo as diretrizes e ações que nos permitirão demonstrar a governança trabalhista, pautada em ética, desenvolvimento humano e inclusão social e econômica, sustentabilidade ambiental e inovação”, afirmou o professor.

O CFGT

Estruturado pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), o CFGT marca o início de uma nova etapa na formação e capacitação política dos quadros do PDT. O Centro foi desenvolvido especialmente para formar, preparar e qualificar os atuais e futuros gestores do partido rumo à construção de uma gestão trabalhista transparente e participativa nos municípios do País.