Um certo Leonel


Por Carlos Alberto Kolecza
20/01/2022

O tempo profundo se alimenta de injustiça e violência no Rio Grande do Sul remoto, no início do século 20. Não havia nesga de solo livre de turbulência. Não fazia muito um colar macabro regulava a paga dos degoladores e pistoleiros de aluguel em ação nas cobiçadas terras vazias do Planalto Médio. Os pares de orelhas decepadas contabilizavam o número de camponeses abatidos na fuga para as matas ou escondidos na beira dos rios. Intentavam seguir o rastro do sol atrás de um certo Leonel, caudilho de assombrada valentia dos ervais nativos. Leo de leão, Leonel Rocha. A fama guerreira havia impregnado os esteios combalidos do rancherio dos deserdados das estâncias tal e qual picumã de muitas noites indormidas. Uns se apressavam em chegar ao reduto de Leonel, outros esperavam o chamado que viria nas asas das gralhas.

O general paisano dos caboclos sem chão prometia terra em troca de lealdade nas peleias entreveradas dos senhores da guerra.

Esperançado, o posseiro José, pai de um bebê prometido de se chamar Itagiba em cartório, alistou-se nas hostes rebeldes do caudilho destemido. Queria um chão de seu para tirar o sustento da família. Coragem não lhe faltava. Lá se foi.

O nenê ensaiava os primeiros passos quando a gargalhada histérica da metralhadora apresentou a custo de muito sangue as lendárias cargas de cavalaria a ponta de lança na Revolução maragata de 1923.

Uma época épica enterrava seus mortos em cova rasa e empurrava para décadas incertas as esperanças no futuro, talvez para nunca mais. Ao retornar dos combates, o pai do pequenino que se chamaria Itagiba foi morto a traição. Não demorou para Oniva, a mãe do menininho, ser avisada que deveria entregar o pequeno pedaço de terra ao dono de papel passado. Que buscasse seu lugar com as crias no aperto da cidade.

As asperezas da vida se apresentavam sem cerimônia ao molequinho que brincava na rua com uma espada de pau. Imitava um certo Leonel dos ervais em ação contra os inimigos traiçoeiros. E Leonel passou a chamar-se por conta própria, para lidar com o trauma da orfandade. Itagiba desapareceu da história sem nunca ter entrado. E Leonel passou a ser para todos, menos para o cartório, por dessas coisas do Brasil profundo. Na falta de escola, aprendeu a desenhar as letras guiado pela mão da mãe, à luz de lampião.

Logo descobriu que precisava ajudar a levar comida para a mesa. No vaivém incessante das ruas, em busca de alguns trocados, engraxava sapatos e entregava encomendas. Nas caminhadas, uma construção o fazia parar, na tentativa de adivinhar o que acontecia lá dentro. Tanto se esforçou para escalar o muro em volta que alertou alguém, por acaso o diretor do colégio metodista, reverendo Isidoro Pereira, que o acolheu em sua casa e o matriculou. Um dia se saberá o quanto a evolução da ideia de educação avançou no Brasil devido a esse gesto de compaixão.

Logo o reverendo percebe no garotinho a vivacidade, a determinação – nada lhe parece impossível – e a vocação de liderança.

Ao natural, acontece o estalo de tentar a sorte em Porto Alegre, para continuar os estudos e trabalhar. O prefeito de Carazinho, Albino Hillebrand, jamais esqueceria o olhar do “menino pobre” à espera de sua assinatura na requisição de uma passagem de trem na segunda classe. Nem o sentimento de gratidão se apagaria na memória de Leonel.

Sozinho, embalado pela batucada monótona dos trilhos, começa a grande aventura da vida de Leonel. Ninguém o espera ao descer do fumegante maria fumaça, na mesma gare em que Getúlio Vargas subiu no trem vitorioso da Revolução de 30, poucos anos antes.

Ele se sente acolhido por gente como ele vinda de todos os cantos do Estado. Confia em si mesmo e nas pessoas que, por sua vez, confiam naquele garoto resoluto. Havia confiança na troca de olhares e lugar para mais um que viesse com boas intenções. Era assim, embora não se soubesse o motivo. Lá fora o mundo beirava a convulsão, aqui a Revolução de 30 reorganizava o Brasil. A confiança no futuro fazia as coisas darem certo. As pessoas juntavam as suas bondades. Era natural que se confiassem. O rapazinho não poderia imaginar que um dia inspiraria a confiança nas pessoas nele e ele nelas. Tampouco que expressaria a vontade das pessoas por seus atos e palavras vida afora. Sem saber, mergulhava nos insondáveis mistérios do inconsciente coletivo. O Brasil e Leonel se apresentavam um ao outro. Era cedo para saber o resultado desse encontro. Leonel ainda não existia pela lei. Às pressas terá que providenciar a certidão de nascimento para matricular-se na escola técnica de agricultura de Viamão. Só então tem o direito de chamar-se pelo nome de seu herói.

Logo ao formar-se muda-se para Porto Alegre, a procura de trabalho. Em sequência será operador de balança, ascensorista, jardineiro e operário de uma fábrica de graxa. Passa em concurso para fiscal de moinho do ministério da Agricultura. Frequenta o curso supletivo do colégio Júlio de Castilhos e ingressa na escola de Engenharia.

Está se aproximando a hora em que vai tocar sem querer no fio invisível da história, a ligação entre as atitudes banais do cotidiano às decisões que afetarão a vida de todos. O fio da política, o mesmo da emboscada a seu pai e da expulsão de sua mãe para a periferia da cidade.

Algo estava mudando nas ruas pacatas de Porto Alegre. De hora para outra, as pessoas queriam se reunir nas praças, como se estivessem despertando de uma letargia. O que conversavam, no entanto, não conferia com o ambiente de sofisticação na escola de Engenharia. Indiferentes às tropas e até tanques que cercavam as praças, o povo não arredava pé. Queriam a permanência de Getúlio.

É nas ruas que ouve falar pela primeira vez do Trabalhismo, àquela altura mais um sentimento de identidade social que um pensamento. Getúlio e o Trabalhismo despertavam a vontade das pessoas por uma vida condigna. Era a mesma vontade de Leonel. Percebe claramente que o Trabalhismo é o lado sacrificado da sociedade que começa a se organizar. O seu lado. Era a mensagem de uma experiência concreta de vida conduzindo um projeto de dignidade social com lugar para todos. Uma ideologia brasileira para o Brasil.

Brizola, que na prática tinha aberto pessoalmente o caminho para uma vida melhor, enxerga o Trabalhismo como o meio político de criar condições de ascensão social massiva. Não seria surpresa para alguém que perdeu o pai numa traição a reação furiosa de alguns setores da sociedade às propostas trabalhistas de salário mínimo, industrialização e educação. Será espantosa, sim, a descoberta que setores ditos esclarecidos vêem o Brasil como um eterno fazendão. Em seguida, começam a desabar sobre os cabeças do Trabalhismo a acusação de estarem a serviço do comunismo. As nuvens pesadas da Guerra Fria estacionam sobre o Brasil.

Leonel junta-se aos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e empenha-se na estruturação do movimento popular que em breve sacudirá as urnas.

Elege-se deputado estadual em 1947 levantando a bandeira da educação pública. Forma-se engenheiro civil e casa-se com Neusa Goulart. Adota a didática de explicar a raiz das questões ao público, iniciativa que o transformará em professor de conscientização política. Suas falas expressam a combinação ideal de teoria e prática. Reelege-se deputado estadual, candidata-se a prefeito de Porto Alegre e perde, assume a secretaria de Obras do governo estadual. Elege-se deputado federal e desta vez (1955) vence a eleição a prefeitura da capital. De imediato acaba com as filas de matrículas lançando o programa Nenhuma criança sem Escola. Está se delineando a carreira política que assombrará o país pela lucidez, criatividade, tino administrativo e coragem. Da prefeitura salta para o governo do Estado (1958). Prioriza o planejamento, reestrutura o serviço público, funda bancos (Caixa Econômica Estadual e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul), usina de açúcar (Agasa), de cebola (Progasa), aciaria (Aços Finos Piratini), abre estrada estratégica (atual BR-386), cria um jardim zoológico.

Novamente, ataca o déficit educacional. Os deputados negam a criação da taxa de Educação? Lança letras do Tesouro, atrativas e de resgate pontual. Articula correntes de solidariedade de escolas onde for necessário. As prefeituras cedem o local e fornecem o material de construção junto com doações de particulares. Quartéis abrem seus pátios. Os vilarejos remotos passam a ostentar a sua escola. Nas cidades, ruas interditadas a pedido dos moradores viram pátios buliçosos. Abre um programa especial de bolsas nas escolas particulares.

Ao fim de quatro anos, 5.962 escolas primárias e 228 técnicas recortam a paisagem gaúcha. São 20 mil professores e 400 mil alunos a mais.

Na volta do exílio, de São Borja a Porto Alegre, ficará contando do alto, nos dedos, as escolinhas que avistava na vastidão do pampa.

As realizações que farão o sobrenome de Leonel circular pelo mundo acontecem paralelamente ao frenesi administrativo. Desapropria a Fazenda Sarandi, área comprovadamente ociosa, e outra que depois de drenada estava sendo ocupada por fazendeiros, o Banhado do Colégio, onde implanta com pioneirismo uma agrovila. Naquela época estados podiam legislar sobre reforma agrária.

Depois de tentativas infrutíferas de negociação, desapropria uma concessionária de energia elétrica (Bond and Share) e uma empresa telefônica do grupo ITT. Fidel Castro ainda não havia feito as suas. John Kennedy protesta. Entra na lista negra do capital internacional e na de revelações da esquerda continental.

Prenome e sobrenome se juntarão no episódio da Legalidade mas é Brizola que se perpetua na memória popular pelo destemor com que neutralizou um golpe militar. Ele não se permitia acessos de vaidade. O único gesto de orgulho conhecido era o de se considerar o governante que mais construiu escolas. Ao relembrar a resistência que comandou, em eventos públicos, era econômico nos detalhes, como que a proteger segredos recônditos. Não havia segredos de gaveta.

Tudo foi às claras desde o momento em que determinou a mobilização contra a tentativa de violação da Constituição. Leonel confiou na resposta do povo a seu gesto e o povo confiou na bravura de Brizola. Ficou o exemplo de levante cívico para sempre.

Não se conhece uma retaliação de Brizola contra adversários políticos. Três dos governadores nomeados que se sucederam no Palácio Piratini após o golpe de 64 foram derrotados por ele nas urnas. Um gesto ostensivo de vingança contra os eleitores.

A incansável pregação trabalhista contra o retrocesso do neoliberalismo, insuficiente para superar os reveses eleitorais, permanece intocado para todas as gerações.

Seus ensinamentos não envelhecem, pelo contrário, fertilizam o pensamento político, como acontece com as reflexões sobre a grande mídia.

Peito aberto, lastreado apenas por sua autoridade política de inegável integridade, denunciou a cumplicidade dos conglomerados midiáticos com as imposições antinação e antipovo.

A acolhida do povo fluminense após o exílio e a derrota eleitoral de 1989 testemunham o reconhecimento a sua luta de toda uma vida.

“Entre nós existem os brasileiros comprometidos e brasileiros não comprometidos. Quem são os brasileiros comprometidos?

São aqueles que integram a casta dos privilegiados. São aqueles que não têm pressa para nada, usufruem mais direitos do que usufrui a grande maioria do povo brasileiro, embora a lei a todos declare iguais. São aqueles que, encastelados em suas posições, não se sentem obrigados a um mínimo de solidariedade ou dever com o povo deste país. São aqueles que brandem as teses do liberalismo econômico, com elas encobrindo o seu egoísmo antissocial e anticristão e a ânsia anti-humana da riqueza e sua desarvorada sede de poder econômico e político. São aqueles que defendem o latifúndio e, quando falam em liberdade, não estão defendendo senão a sua liberdade de continuarem ricos num país de pobres. E quando falam de segurança não pensam senão na estabilidade dos seus negócios, enquanto o resto da nação afunda na incerteza, no temor, no medo”. (Conferência na cidade de Presidente Prudente (SP), em 25 de novembro de 1961).

 

*Carlos Alberto Kolecza é jornalista.