Previdência Social expande serviços do INSS em Campos dos Goytacazes, Quissamã e Casimiro de Abreu


Ascom Ministério da Previdência Social
08/08/2023

Próximo, humanizado e eficiente. Prioridade do governo federal, a expansão dos serviços do INSS virou realidade em mais três municípios do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (7), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, assinou Acordos de Cooperação Técnica com os prefeitos de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, de Quissamã, Fátima Pacheco, e de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte.

A população do Norte Fluminense e Região dos Lagos contará com o suporte gratuito para requisição de direitos previdenciários e assistenciais, como aposentadoria e Benefício de Prestação Continuada (BPC), em postos avançados, que são estruturados e administrados pelas gestões municipais.

Em Campos dos Goytacazes, durante a inauguração no subdistrito de Guarus, o ministro afirmou que ações integradas com estados e municípios facilitam a expansão e a qualificação do atendimento para cerca de 500 mil habitantes.

“A nova realidade do INSS é potencializada com as parcerias públicas e os resultados já são percebidos em todo o Brasil. É um processo de resgate do Estado, que estava sucateado, de valorização do servidor, e de respeito ao povo”, explicou, acompanhando do superintendente do INSS, Marcos Fernandes.

“Com o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, o prazo para análise dos pedidos será, até dezembro, de, no máximo, 45 dias, conforme estabelece a legislação vigente. É uma meta viável e baseada em um planejamento integrado”, completou.

O prefeito Wladimir Garotinho, enfatizou a importância da parceria com a União para viabilizar os serviços previdenciários em novas localidades.

“O governo federal abre canal e se importa com os municípios. É uma agência para atender o povo com demandas sociais. Representa um simbolismo muito grande poder levar o benefício até a ponta”, relatou.

Ao lado da prefeita Fátima Pacheco, e de parlamentares, Lupi conheceu a primeira unidade aberta em Quissamã. Localizada no Centro, o espaço facilitará o acesso de mais de 25 mil cidadãos aos serviços da autarquia federal.

“A presença do INSS, principalmente nos pequenos municípios, é um diferencial para facilitar o acesso aos benefícios. São recursos que transformam a realidade de milhões de brasileiros”, comentou.

“O Brasil está se tornando um outro país. Esta tarde representa um marco histórico para Quissamã. A Previdência Social está promovendo uma revolução com a caravana da cidadania e a abertura de um novo e qualificado posto, que esperávamos há mais de 20 anos”, acrescentou a gestora municipal, ao citar as novas políticas públicas compartilhadas.

O novo posto em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, garantirá um apoio à agência do INSS na cidade, que também passará a contar com a realização de perícias médicas semanais. As vagas são preenchidas a partir do agendamento prévio pelos canais de atendimento, como o 135.

“Estamos construindo uma célula para atender e facilitar os segurados do maior programa social do mundo. É obrigação do Estado com os que contribuíram ao longo da sua vida de trabalho. Juntos, vamos fazer cada vez mais pelo povo e pelo Brasil”, projetou.

“Servir a população deve ser a meta de todo o servidor público. Valorizo a dedicação dos peritos médicos e dos servidores do INSS, que são altamente qualificados e mostram comprometimento com as necessidades dos brasileiros em agências espalhadas por todos os estados”, elogiou.

Segundo o prefeito Ramon Gidalte, o diálogo com o Ministério gerou novos conquistas para a cidade.

“Os que necessitam dos serviços do INSS precisavam fazer um deslocamento de 40 quilômetros para chegar à sede do município. Agora, conquistamos essa facilidade para o povo”, concluiu.

Os eventos contaram ainda com a presença de representantes do legislativo e do executivo, como os deputados estaduais Martha Rocha e Vitor Junior, e o presidente da Fundação da Infância e Juventude de Campos dos Goytacazes, Leon Gomes.