Cartilha com discurso histórico de Brizola é lançada no 59º Congresso da UNE


Da Redação
08/08/2023

Centro de Memória Trabalhista do PDT editou e publicou fala do líder trabalhista na UNE em 1961

 

O segundo dia (14/07) do 59º Congresso Nacional da União dos Estudantes (Conune), em Brasília (DF), foi marcado pela homenagem ao legado de Leonel Brizola, líder trabalhista e fundador do PDT. O evento contou com o lançamento de uma cartilha produzida pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT), trazendo à tona o discurso histórico do líder trabalhista proferido em uma conferência da UNE em 1961, no estado do Rio de Janeiro.

A cartilha lançada pelo CMT descreve detalhadamente o conteúdo do discurso de Brizola antes de apresentá-lo. Em sua fala diante dos estudantes, o líder trabalhista destacou a correlação entre educação e desenvolvimento econômico e social, analisando também as complexas relações políticas e econômicas entre Brasil e Estados Unidos. Ele ousou elaborar um plano de autonomia do país em relação aos monopólios privados norte-americanos e abordou a questão de Cuba, fazendo uma profunda análise sobre a Revolução e suas implicações geopolíticas no continente e no mundo.

Segundo o coordenador do CMT, Henrique Matthiesen, “a publicação da cartilha do discurso histórico de Leonel Brizola na UNE é um resgate importante sobre a questão da geopolítica mundial, sobre a visão que Brizola tinha sobre o mundo, o imperialismo e a soberania nacional”.

Ao longo de sua trajetória pública, Brizola demonstrou ser um fiel defensor da educação como instrumento essencial para o desenvolvimento da sociedade. O ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, presente na Conune, ressaltou o vanguardismo do líder trabalhista e sua dedicação em proporcionar uma educação de qualidade para a população mais vulnerável.

“Que brasileiro ousou colocar mais dinheiro público [na Educação do que Brizola]? 60% do orçamento do estado do Rio de Janeiro era investido em Educação. Educação que liberta, que torna o ser humano digno, que gera oportunidade… Educação que é o instrumento mais importante de uma sociedade que quer ser justa”, lembrou Lupi.

O legado de Brizola está intrinsecamente ligado à história da UNE. Em 1983, quando era governador do Rio de Janeiro, o pedetista cedeu o casarão da Rua do Catete, 234, à entidade estudantil para que ali pudesse funcionar a sua sede.

O evento da UNE contou com a presença da ex-deputada Juliana Brizola, do presidente nacional da Juventude Socialista (JS), William Rodrigues, de Bruno Gonçalves, secretário-geral da União Internacional de Juventudes Socialistas (IUSY), e de Gaby Santos, presidente da JS do Distrito Federal.

Com essa homenagem e resgate histórico, o 59º Congresso da UNE reafirma a importância do legado de Leonel Brizola para o movimento estudantil e a política brasileira. Sua visão sobre educação e soberania nacional continua a inspirar e moldar debates relevantes para o presente e o futuro do país.