Prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, se reúne com equipe do Ministério da Ciência e Tecnologia

Foto: Ana Lícia

Ascom Prefeitura de Aracaju (SE)
08/08/2023

Encontro foi para tratar do Hub de Inovação a ser implantado na capital sergipana

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, nesta segunda-feira (7), em seu gabinete, o coordenador-geral de Tecnologia Social e Economia Solidária do Ministério da Ciência e Tecnologia, Dayvid Sousa. Na ocasião, eles trataram sobre o projeto da Prefeitura de Aracaju para implantação do Caju Hub, um espaço destinado à oferta de capacitação para jovens na área da tecnologia da informação, além do estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de novos negócios na área tecnológica. A visita da equipe, segundo Edvaldo, é uma etapa fundamental para que o projeto, que tramita no governo federal, “ganhe celeridade e se concretize”.

“Este foi um encontro muito importante. A criação do nosso hub de inovação é uma iniciativa que faz parte do nosso Planejamento Estratégico e que está alinhado, caminhando lado a lado com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação. É um projeto que foi bem aceito dentro do Ministério da Ciência e Tecnologia, que se enquadra nas diretrizes do governo federal e que prevê, além da capacitação de jovens, na área da tecnologia, o incentivo ao empreendedorismo, o desenvolvimento de novos negócios, de startups, entre outras ações que contribuirão, de maneira efetiva, para o progresso da nossa cidade, notadamente no que diz respeito a essa área”, destacou o prefeito.

Edvaldo explicou ainda que, além de analisar o projeto da Prefeitura, a equipe também fará uma vistoria no local onde o hub deverá ser implantado, na Orla da Atalaia. “A inspeção será realizada hoje ainda. Eles farão uma vistoria no local e a expectativa é que, ainda neste mês de agosto, o projeto seja aprovado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia para que ele comece a ser executado até o fim do ano. Este é mais um grande passo que daremos para consolidar a nossa capital como uma cidade inteligente, inovadora e criativa”, reiterou o prefeito.

Ao conhecer o projeto detalhadamente, Dayvid Sousa elogiou a iniciativa da Prefeitura. “A gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, uma gestão altamente inovadora e que tem buscado organizar um sistema de inovação para o município, está de parabéns. A ministra está à disposição para ajudar, para apoiar essas iniciativas municipais que visam organizar sistemas de tecnologia. Vamos trabalhar para lançar esse hub que formará dezenas de jovens na área de tecnologia, contribuindo para reduzir um déficit de profissionais nesta área no Brasil. A Prefeitura está no caminho certo, de montar a estrutura para a formação da juventude e para a empregabilidade. O prefeito está de parabéns”, frisou.

Caju Hub

O Caju Hub será um espaço destinado à oferta de capacitações para jovens na área da tecnologia da informação. Além da oferta de profissionalização, a unidade terá como foco a formação de mão de obra para empresas do setor de tecnologia que já atuam no estado e para aquelas que se instalarem na cidade, futuramente. A proposta é que o hub seja instalado no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla da Atalaia. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, para a execução do projeto, a Prefeitura já possui parte dos recursos assegurados por uma emenda parlamentar destinada ao município pelo senador Alessandro Vieira.

“Temos R$ 3 milhões já garantidos pela emenda parlamentar do senador e mais R$ 3 milhões que estão em análise no Ministério da Ciência e da Tecnologia. A liberação do aporte necessita desta análise e aprovação que a equipe veio fazer, mas do ponto de vista documental e do ponto de vista de enquadramento do projeto às diretrizes do governo federal, já houve sinalização positiva. O projeto despertou o interesse do ministério pelo seu caráter inovador e, pelo que tomamos conhecimento, antecipa, inclusive, uma ação de um novo programa que o ministério deverá lançar nos próximos meses”, afirmou o secretário.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju, Victor Rollemberg, a reunião “deu agilidade ao projeto”. “O Ministério da Ciência e da Tecnologia será um grande parceiro da Prefeitura nesta viabilidade. Estamos trabalhando para avançar efetivamente na implantação do nosso hub de inovação e essa visita marca esse momento. O nosso objetivo é que aquele espaço seja inaugurado o mais rápido possível, sendo um agente de transformação na vida de muitos jovens e movimentando o ambiente de negócios da nossa capital”, disse.