Previdência Social e BID avaliam apoio para implementar programa de desenvolvimento humanizado


Ascom Ministério da Previdência Social
08/12/2023

Parceria internacional pode potencializar ações para reestruturação de agências, capacitação de servidores e aprimoramento da gestão integrada

Para potencializar o acesso à cidadania através da garantia de direitos, o Ministério da Previdência Social (MPS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) avaliam a implementação de um programa para a modernização e melhoria contínua dos serviços voltados para população. Nesta terça-feira (5), em Brasília (DF), o ministro Carlos Lupi foi recebido pessoalmente na representação do BID em Brasília. Além do Ministro, participaram da reunião Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, e Laura Ripani, Chefe da Divisão de Mercado de Trabalho e Previdência. O programa deverá ser contemplado pelo processo de priorização dos projetos com financiamento externo.

Ao longo de cinco anos, o pacote de medidas pretende qualificar, em nível nacional, o ambiente operacional através da humanização dos canais de atendimento para mais de 39 milhões de beneficiários do INSS. Conjuntamente, a pasta pretende viabilizar a reestruturação e a padronização das agências e a otimização das plataformas tecnológicas.

No âmbito administrativo, o objetivo seria fortalecer a capacitação de servidores e a governança estratégica através da análise, criação e implementação de um novo modelo de gestão de dados para os diferentes regimes previdenciários. O MPS considera ainda utilizar ferramentas de “Business Intelligence” (BI) – técnica de análise de informações – para a tomada de decisões estratégicas.

Segundo Carlos Lupi, o fortalecimento e a sustentabilidade dos regimes, em conjunto com a ampliação eficiente da cobertura previdenciária, proporcionará uma contribuição essencial para o progresso socialmente responsável viabilizado pelo governo federal.

“O apoio do BID pode consolidar as mudanças que iniciamos em janeiro, a partir da recriação do Ministério e o resgate do INSS, através de serviços humanizados. São ações que transformarão diretamente a realidade de mais de 39 milhões de segurados, bem como indiretamente milhares de cidades, pois a Previdência impulsiona grande parte das economias locais”, afirmou.

“Cuidar dos aposentados e beneficiários de programas sociais é uma prioridade. Por isso, buscamos soluções estruturantes e de longo prazo para o maior programa social contínuo do mundo, que é um elo fundamental para o desenvolvimento da nossa nação”, concluiu.

Ao aprofundar o debate sobre a possível parceria com o grupo BID, Morgan Doyle apresentou as etapas necessárias para a consolidação da estratégia e destacou a robustez do programa.

“É um projeto abrangente de transformação que buscar melhorar, na ponta, os serviços humanizados. É um objetivo louvável”, disse.