Carlos Lupi conhece serviço de telessaúde da UERJ para pacientes do SUS


Ascom Ministério da Previdência Social
12/12/2023

Êxito do projeto estadual contribui com o processo federal de implementação da teleperícia em 2024

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, visitou a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), nesta sexta-feira (8), para conhecer o projeto pioneiro de telessaúde para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Através da exitosa experiência do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), que realizou mais de 5.500 atendimentos online de março a novembro de 2023, o Ministério pretende aprimorar o processo de implementação da teleperícia em 2024.

Com plataforma interativa e servidores qualificados, a unidade pública oferece remotamente, de forma prática e segura, consultas, avaliações e prescrições em cerca de 24 especialidades multidisciplinares, como oncologia, cirurgia vascular, urologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

Durante a visita, que contou com as presenças do atual reitor, Mario Sérgio Carneiro, da recém-eleita reitora, Gulnar Azevedo e da deputada estadual Martha Rocha, o ministro Carlos Lupi acompanhou o processo executado nas cabines do Centro de Teleconsultas, que acumulam mais de 90% de aprovação de um público, majoritariamente, com mais de 60 anos. Complementarmente, debateu a rotina de qualificação dos profissionais e de suporte aos pacientes.

Segundo o gestor da pasta federal, o sucesso de iniciativas baseadas no engajamento humanizado e no investimento tecnológico possibilita a transformação da realidade social do país, que envolve os mais de 39 milhões de beneficiários do INSS.

“Um dos caminhos principais é a implementação da teleperícia, que foi aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República. Representa um modelo de serviço que gerará, cada vez mais, a essencial aproximação entre peritos e segurados. Precisamos estar cada vez mais presentes nesse Brasil profundo, pois falamos de um país continental”, detalhou, ao lado do secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal.

“Com diálogo e trabalho, vamos ampliar o alcance e a capacidade de atendimento da Perícia Médica Federal. É uma área relevante que foi colocada, junto com o INSS, entre as prioridades do governo e seguirá entregando cada vez melhores resultados para reduzir o tempo para concessão dos benefícios”, concluiu.

A atividade contou ainda com as presenças da reitora em exercício, Claudia Gonçalves; do atual vice-reitor, Linlcon Tavares Silva; do recém-eleito vice-reitor, Bruno Deusdará; do futuro diretor do HUPE, Rui de Teófilo; da coordenadora de telessaúde do HUPE, Alexandra Monterio, e do vice-diretor do Instituto de Geografia, Vitor Gabriel de Pieri.