Previdência Social abre agência do INSS em Arujá (SP)


Ascom Ministério da Previdência Social
18/10/2023

Ministério da Previdência Social (MPS) abriu, nesta quarta-feira (18), a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Arujá, na Região Metropolitana de São Paulo. A solenidade foi prestigiada pelo ministro Carlos Lupi em conjunto com o prefeito local, Luis Camargo, e o presidente da autarquia federal, Alessandro Stefanutto.

Com a previsão de 100 atendimentos diários, a unidade federal disponibilizará, na cidade de cerca de 100 mil habitantes, diversos serviços, como a perícia médica, a recepção de documentos, a emissão de extratos previdenciários, além de orientações a partir da recepção de segurados com ou sem agendamento.

Ao destacar o apoio da gestão municipal para conclusão das obras em agosto, o ministro Carlos Lupi abordou o compromisso do governo federal com o “atendimento próximo e humanizado” aos mais de 34,5 milhões de segurados no Brasil. Somente na cidade, o INSS reúne mais de 11 mil beneficiários.

“A Previdência Social fortalece a viabilização da plena cidadania para o nosso povo. Estamos humanizando o INSS, através da presença dos nossos servidores nas agências, para atender com ainda mais respeito nossos segurados”, afirmou.

“O resultado está sendo percebido diariamente com a redução da fila para análise dos benefícios acumulados nos últimos anos. O resgate do maior programa social contínuo do mundo é uma prioridade do governo federal”, completou, ao mencionar o sistema do Atestmed para envio digital do atestado médico pela plataforma “Meu INSS”.

O prefeito Luis Camargo valorizou o impacto positivo da agência, que facilitará o acesso da população aos serviços previdenciários.

“É um espaço que pensa no povo e na sustentabilidade, pois também está equipada com a captação de energia solar. Para quem não tem facilidade com o digital, o atendimento presencial permitirá o acolhimento. É para isso que o Estado existe”, declarou.

Alessandro Stefanutto disse que o novo espaco traduz a articulação de forças públicas em prol do cidadão.

“A humanização é prioridade a partir do atendimento diário em agências como a de Arujá. Este caminho não indica que vamos abrir mão da informatização. É um processo integrado que terá êxito e conquistará o reconhecimento da população”, explicou.

O ato contou ainda com as participações do deputado federal Márcio Alvino e o deputado estadual Marcio Nakashima; presidente da Câmara Municipal, Abel Franco; do secretário de Regime Próprio e Complementar, Paulo Pinto, do superintendente, da gerente-executiva e da gerente local do INSS, Vanderlei Santos, Caroline Sanches e Renata Conde, respectivamente; do coordenador regional da Perícia Médica Federal, Marcio Aurelio Soares, além de representantes de sindicatos e associações da sociedade civil.