Presidente do Movimento Cultural Darcy Ribeiro participa de encontro com representantes do Partido Socialista em Portugal


Ester Marques
03/10/2023

O presidente nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR), Roberto Viana, participou de um encontro com representantes do Partido Socialista (PS), em Portugal, para reafirmar as causas e defesa de um socialismo democrático, com autonomia dos povos e fortalecer a irmandade entre os dois partidos. A ocasião também foi propícia para um debate sobre a importância da literatura e pensamentos de Darcy Ribeiro para a atualidade.

Para Roberto Viana, o encontro foi envolto de vários projetos e também de muito saudosismo por se tratar do mesmo lugar onde Leonel Brizola reestruturou a sigla pedetista.

“Trocamos algumas ideias com alguns dirigentes do PS onde pudemos relembrar a história, tanto do Brasil quanto de Portugal. Aqui temos uma grande referência de luta que foi o camarada Mário Soares, e aqui também reafirmamos nossos compromissos de luta para pensar em um mundo melhor a partir de um pacto socialista”, afirmou o pedetista.

Sobre o futuro, o presidente do MCDR falou sobre alguns possíveis projetos que visam o fortalecimento da cultura entre os dois países.

“Nós fomos ao encontro para debatermos a cultura como eixo central para termos uma unidade no debate e para que possamos entender que a verdadeira emancipação vem da cultura e isso nós temos firmados desde Getúlio Vargas até Darcy Ribeiro e Leonel Brizola”, concluiu Roberto Viana.