PDT sedia reunião do grupo de transição de Cidades

22/11/2022

O grupo de trabalho (GT) de Cidades, nomeado pela equipe de transição do governo eleito do presidente Lula, realizou encontro nesta terça-feira (22) na sede nacional do PDT, em Brasília. O encontro serviu para o GT ouvir atores das diversas organizações civis sobre os assuntos relacionados às cidades, como moradias, mobilidade urbana e outros. Pela manhã, o mesmo GT se reuniu com atores públicos, como prefeitos de capitais e secretários regionais. Os pedetistas Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói (RJ) e o atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira – presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), participaram do encontro.

“Esta foi uma reunião bastante importante para a FNP, pois abrimos o diálogo com o governo de transição, com as pautas que são essenciais para os municípios brasileiros. Apontamos algumas questões mais urgentes, como a ampliação dos investimentos em saúde e o enfrentamento à crise do transporte público. Nesta quarta-feira (23), seremos recebidos pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, coordenador-geral da transição, e esperamos avançar ainda mais neste diálogo entre as cidades e o governo eleito”, afirmou o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira.

Rodrigo Neves afirmou que é “muito importante ouvir a FNP, pois o presidente Lula tem reforçado a importância de retomar o Pacto Federativo”.

“As cidades têm sofrido em várias áreas, como habitação, saúde, transporte público e saneamento básico e é nossa intenção ouvir os prefeitos sobre estes temas”, afirmou o pedetista.

Além de Edvaldo, também participaram da reunião os prefeitos João Campos (Recife-PE), Edmilson Rodrigues (Belém-PA), Sebastião Melo (Porto Alegre-RS), Dário Saadi (Campinas-SP), entre outros. Nesta quarta-feira (23), uma comissão de prefeitos da FNP será recebida pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da transição, em Brasília.

Já na parte da tarde, na sede nacional do PDT, também participou do grupo o ex governador de São Paulo, Márcio França (PSB) e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil, como MTST. O deputado federal eleito por São Paulo, Guilherme Boulos, reforçou a importância da abertura das discussões em torno dos assuntos ligados às cidades.

“Foram sete anos de desmontes das políticas públicas voltadas para as cidades, habitação, saneamento e mobilidade. Não podemos esquecer os dois anos de Temer e quatro de Bolsonaro. Essa articulação com a sociedade civil é fundamental para reerguer todas as políticas públicas no próximo Governo Lula”, afirmou Boulos.