PDT oferece novos cursos de formação política para qualificação da base do partido


Da Redação
10/05/2023

As aulas são estruturadas e ministradas pela Universidade aberta Leonel Brizola, instituição partidária voltada para a educação

 

A formação de novos quadros para compor a base dos partidos políticos é vital às agremiações. Sem isso, seria praticamente impossível manter o pilar ideológico e a luta política e social enfrentada pelas legendas. No PDT existe uma instituição voltada para esse fim, é a Universidade aberta Leonel Brizola (ULB) – mantida pela Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP) –, que oferece cursos gratuitos de formação política para filiados e não filiados que tenham interesse pelo Trabalhismo.

“O PDT é um partido de ideias, um partido de esquerda e só sobreviverá na medida em que construir quadros que professem essa fé. As pessoas têm que acreditar e entender que não há como fazer com que o partido prospere e ocupe o seu espaço sem quadros”, declarou o secretário-geral do partido e presidente nacional da FLB-AP, Manoel Dias.

A fala do pedetista se concretiza na oferta de cursos da ULB para formação política. “Nós temos história: do positivismo ao Trabalhismo do século XXI” entrou na grade da instituição no início deste ano e traz um conteúdo que revisa a linha ideológica que deu origem ao PDT, desde seu surgimento, passando pelas atualizações ao longo do século, até culminar na prática atual.

O curso “Teoria e história da revolução brasileira” também acabou de ser lançado pela universidade pedetista. De acordo com Manoel Dias, esse e os demais cursos oferecidos pela ULB servem para manter o partido constantemente renovado ao longo do tempo, acompanhando as mudanças do mundo, sem perder seus pilares fundamentais.

“Renovação não significa abandonar nossa fundamentação ideológica. Temos 90 anos de Trabalhismo no Brasil, mas temos que nos aperfeiçoar e evoluir, porque o mundo mudou. Temos que ter quadros que saibam o que vem a ser isso porque, na luta de classe, ou cara sabe o que é luta de classe, ou vai ficar preso sempre nessas propostas de reformas, dentro desse modelo capitalista que não muda nada”, explicou o presidente nacional da FLB-AP.

Além dos cursos de formação política, a ULB oferece outras oportunidades de conhecimento por meio de aulas sobre: Oratória; Escola de candidatos; Políticas Raciais; Marketing Político Eleitoral; e muito mais. Um destaque da Universidade, e serviço social oferecido pelo PDT, é o cursinho preparatório para o Enem, também 100% gratuito e disponível on-line para todos os estudantes do Brasil.

 

ULB: Uma história de serviço ao Trabalhismo

A Universidade aberta Leonel Brizola (ULB), instituição vinculada à Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) do PDT, foi fundada em 2007. Nesses 16 anos, a instituição já disponibilizou mais de 100 cursos, com a participação de mais de 50 mil alunos. Além das aulas on-line, a ULB também oferece cursos presenciais nos estados, ministrados por professores parceiros.

O curso de Formação Política é um dos maiores destaques na ULB e conta com metodologia diferenciada, videoaulas com especialistas, grupos de discussão e facilitadores para tirar dúvidas e fazer comentários.

Para a aluna Luísa Magalhães, o curso foi um diferencial na sua iniciação política e fundamental para compreender as bases pedetistas. “Iniciar o curso foi o que ajudou a atiçar minha curiosidade pelo Trabalhismo, me fez ir atrás. A indicação de textos, filmes, entrevistas que complementam as informações também é ótima! Hoje me considero trabalhista em constante aprendizado”, contou.

Já o aluno Edson Santana ressalta a importância de se conhecer a história do Brasil para entender os problemas atuais, e isso os cursos da ULB oferecem. Como estudante da ULB, ele aprendeu mais da história do Brasil e das forças políticas que protagonizaram a República. Segundo ele, “sem saber história não temos como discutir os problemas do Brasil e evitar as suas repetições”.

É importante ressaltar que a ULB é uma instituição sem fins lucrativos, comprometida com a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. O PDT, por sua vez, tem como objetivo lutar pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e por justiça social, e a ULB é uma importante ferramenta nessa luta.