PDT-Axé de Florianópolis promove “Justiça por Elas – Mulheres do Axé” na capital catarinense


Wellington Penalva
20/03/2024

Movimento celebrou a cultura e os costumes dos povos de matriz africana no Brasil

 

Um evento marcante foi realizado em Florianópolis em homenagem ao Movimento PDT-Axé, destacando a rica cultura do Axé e a importância da ancestralidade africana. Organizado por Mãe Eliane Araújo, o encontro reuniu cerca de 80 pessoas engajadas na manifestação de sua fé, muitas das quais profissionalmente.

“Justiça por Elas – Mulheres do Axé ” foi uma celebração da luta por igualdade racial e do direito à liberdade religiosa, onde doze mulheres notáveis foram homenageadas por suas contribuições significativas às religiões de Axé. Elas foram escolhidas por sua representatividade e impacto dentro da comunidade religiosa, reforçando a valorização do papel feminino na cultura do Axé.

O evento contou com a presença de figuras importantes, incluindo Ciça Muller, presidente da Ação da Mulher Trabalhistas (AMT) de Santa Catarina, Thaliny Moraes, presidente estadual do Ecotrabalhismo-SC, e Katia Sodré, presidente em exercício da AMT de Florianópolis.

O encontro também serviu para destacar a crescente parceria entre a AMT da capital catarinense e o Movimento PDT-Axé de Florianópolis, unindo forças para promover a visibilidade, o respeito e o combate à intolerância racial e religiosa. As instituições pedetistas se unem em um novo projeto que deve sair em breve.

O “Justiça por Elas – Mulheres do Axé ” foi um passo importante para a valorização da cultura afro-brasileira em Santa Catarina, mostrando o poder da união e do reconhecimento na luta contra o preconceito.