Dia Mundial da Água: a pedido de Leila Barros, Senado realiza sessão especial para celebrar data

Foto: TV Globo/Reprodução

Ascom PDT Nacional/ Agência Senado
19/03/2024

Além da senadora pedetista, sessão especial tem a colaboração do professor Nelton Friederich, coordenador da FLB-AP Região Sul

O Senado Federal promove nesta quinta-feira (21), às 15h, sessão especial para comemorar o Dia Mundial da Água. O requerimento para a celebração é de autoria da presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), senadora Leila Barros (PDT-DF). Para participar da cerimônia, é necessário confirmar presença, ou assistir apela TV Senado.

A data, celebrada anualmente no dia 22 de março, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de cuidar e de preservar esse recurso natural imprescindível.

Para Leila, a água deve ser foco de atenção e de políticas públicas. A senadora ainda aponta que a data busca destacar a relevância da água para a sobrevivência dos seres vivos e para as atividades cotidianas.

“É fundamental discutirmos a preservação e o uso sustentável da água. Precisamos também debater sobre as razões da alta incidência de secas e de inundações no país e sobre as políticas públicas e medidas necessárias para mitigá-las”, defendeu a senadora em seu requerimento.

Além da pedetista Leila Barros, a sessão especial tem a colaboração do professor Nelton Friederich, coordenador da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) na região Sul. Ex-deputado federal pelo PDT e ex-parlamentar constituinte, Friedrich tem se dedicado há décadas na questão da água e do Meio Ambiente.

“A importância desse evento está no fato de que a água, como todos sabemos, é a matriz da vida. E, por isso, ela é sagrada, essencial, bem comum, direito humano e insubstituível, inclusive porque também tem poder de cura. Petróleo você substitui, água é insubstituível. A questão é: cultivar, cuidar e cultuar”, afirma o professor, que atuou por 14 anos como coordenador do programa “Cultivado água boa”, premiado em 2015 como a melhor gestão da água com participação social no mundo, realizado por meio de parcerias importantes, como a Itaipu binacional.

Serviço:

Sessão especial para comemorar o Dia Mundial da Água

Dia: 21 de março

Local: Plenário do Senado Federal

Horário: 15h

Confirmação de presença:

  • Telefone: 3303 6427/ 33036436
  • Email: sen.leilabarros.leg.br

TV Senado: https://www.youtube.com/watch?v=4IwmZjNM4Fg