Mulheres são maioria na nova Executiva do PDT Paraná


Ascom PDT do Paraná
18/09/2023

O presidente Goura tem trabalhado em conjunto com a FLB-AP e com a AMT pela paridade de gênero e outras representatividades nas executivas municipais do partido

Pela primeira vez na história, o PDT do Paraná tem uma Executiva Estadual com maioria feminina. A nova composição foi ampliada e passa a contar com 21 integrantes, sendo 11 mulheres e 10 homens. Com isso, o PDT dá um passo à frente na luta pela paridade de gênero nas instâncias decisórias do partido.

Desde o início da sua gestão, o presidente e deputado estadual, Goura Nataraj, tem trabalhado em conjunto com a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e com a Ação da Mulher Trabalhista (AMT) no Estado para garantir a paridade de gênero e a representatividade de pessoas negras e indígenas nas executivas municipais do partido.

A representatividade regional também foi observada na composição da nova Executiva, uma vez que o foco principal do partido nesse momento é a reorganização e fortalecimento para as eleições municipais de 2024.

Para o presidente Goura, esse é um passo fundamental para mudanças reais no modo de fazer política. “A política não pode continuar sendo um lugar de exclusão, machismo e misoginia. Temos que construir a paridade para termos uma democracia plena e isso deve começar pelos partidos políticos”, afirmou.

“Sabemos que os partidos políticos estão longe de serem diversos. Historicamente repetem as instituições, os parlamentos, as empresas. Muitas vezes são liderados só por homens. Mas o partido político também deve ser um instrumento de transformação. E é isso que o PDT Paraná está fazendo com essa nova composição”, afirmou a vice-presidente da FLB-AP no Paraná, Desiree Salgado, que tem defendido a paridade em todos os espaços de poder.

A presidente da AMT no Paraná, Ana Moro, destacou que ter maioria de mulheres na Executiva Estadual do PDT é uma alegria. “Tenho trabalhado duro nos últimos anos para que o nosso partido valorize e dê mais espaços às mulheres e vejo que a luta está dando resultado. O PDT demonstra que é um partido que defende a igualdade de gênero e que contribui para a construção de uma sociedade livre. Esta é a atitude que se espera de um partido democrático, que colabora para o crescimento econômico e social do nosso País. Nós, afiliadas do PDT PR podemos comemorar os avanços!”.

A vice-presidente estadual e vereadora em Maringá, Professora Ana Lúcia também destacou a importância desse avanço na luta pela paridade de gênero na política.

“A composição da direção estadual do PDT com maioria de mulheres é um avanço significativo para a luta que as organizações estão realizando em busca de ocupação de espaços de poder. O PDT coloca na agenda de prioridades do partido a causa das mulheres quando elege uma direção majoritariamente composta por este segmento. No PDT as mulheres têm voz e vez!”, disse.

Plano de paridade e representatividade

Desde o início da gestão do presidente Goura, o PDT Paraná deu início à implementação de um plano de paridade de gênero e representatividade de pessoas negras e indígenas nas comissões executivas municipais. A orientação, direcionada a filiados, filiadas e dirigentes, estabelece que todos os órgãos partidários municipais cumpram o Art. 12 o do Estatuto do PDT no que diz respeito ao mínimo de 30% de mulheres, buscando, além disso, a paridade de gênero (50%) e a participação de pessoas negras e indígenas.

Para o cumprimento da determinação, a Executiva Estadual orienta que sejam sempre ouvidas as Executivas dos movimentos partidários pertinentes que estiverem regularmente organizados em cada município.

O acompanhamento do plano de paridade está sendo feito via Secretaria-Geral do partido na efetivação das novas nomeações das Executivas Municipais. Paralelamente a este trabalho está sendo elaborado um índice de representatividade que será publicizado pelo partido.

Conheça a nova Executiva Estadual

Jorge Gomes de Oliveira Brand (Goura)
Ana Lúcia Rodrigues
Ricardo Crachineski Gomyde
Eneida Desiree Salgado
André Roberto Menegotto
Roberta Cibin do Nascimento
Nelton Miguel Friedrich
Ana Lucia Leite Moro Vieira
Marcos Antonio Vieira
Eliza Ferreira da Silva
Cristiano Dionísio
Aparecida Silveira Gonçalves
Ivar Barea
Audrei Daniele Feistel Dassoler
Homero Barbosa Neto
Carla Chemure Cechelero Slongo
Rodrigo Ponce Santos
Fabiana De Godoy Rocha
José Baka Filho
Isabel Cristina Grossl
Jeane Islena Vasilewski