Movimento Cultural Darcy Ribeiro se prepara para seu II Congresso Nacional

Da Redação/MCDR
13/06/2023

O ano de 2023 chegou à sua metade, e o trabalho do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) tem sido contínuo, desde as primeiras semanas, tanto no modo virtual como no presencial. Muitas têm sido as atividades desenvolvidas por todo o país, em mais d dez estados, com um intenso trabalho voltado para a organização do seu segundo Congresso Nacional previsto para o final de agosto.

“É o momento de reorganizar, reestruturar e oxigenar a militância e o MCDR. Muitas coisas aconteceram desde o último congresso nacional, em 2019. É preciso debater, repensar e construir coisas novas e afirmando nossos compromissos históricos”, explica Roberto Viana, presidente nacional do movimento.

“A Cultura sempre foi, e agora mais que nunca, será peça fundamental para reconstruir nosso país. Esse momento também teremos a oportunidade de receber gente nova, organizar nos estados que ainda não temos montado o MCDR e continuar ajudando o Partido na construção dos debates e causas sociais e populares”.

De acordo com Roberto Viana, neste mês de junho já estão garantidas atividades em outra série de estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Amapá, Roraima, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul, onde, do dia 19 ao dia 22, também acontece o Roteiro Trabalhista, com uma visita ao túmulo do líder Leonel Brizola em São Borja.

Em julho, também já estão agendados outros ciclos de debates e ações do movimento no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia.

Projetos de Lei
Também na pauta do MCDR, está a proposta para uma previdência Social que contemple os Trabalhadores da Cultura, já acatada e compromissada com o ministro Carlos Lupi, presidente nacional licenciado do PDT.
“Em junho uma nova agenda do movimento com o ministro segue programada para avançar e deixar esse legado Trabalhista para a Cultura”, anuncia Viana.

Ainda em junho, o MCDR lançará uma campanha para atrair novos filiados por meio de debates e dos cursos de formação política. Tanto de cursos como e arrecadação para produção cultural, arrecadação de recursos por meio das leis de incentivo à Cultura, como a Lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo, etc.