Minhoca é homenageado pela Prefeitura de Porto Alegre

O inesquecível Carlos Alberto Tejera de Ré, o Minhoca, fundador e militante do PDT e das causas sociais, falecido em 2011, foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e comunidade na sexta-feira passada, 18, com a inauguração de uma escola infantil que leva seu nome. A Instituição de Educação Infantil Carlos Tejera de Ré, atenderá 120 crianças em turno integral, com duas turmas de berçário, duas de maternal e duas de jardim. “O Carlos tem recebido várias homenagens, mas entre todas essa é especial, porque ele foi um grande defensor da educação”, disse César Tejera de Ré, irmão do homenageado.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, ressaltou que a escola foi uma conquista das comunidades dos Alpes, Taquareiras, Nossa Sra. de Lourdes, Graciliano e Jardim Marabá, através do Orçamento Participativo (OP). Lembrou também que foi a própria comunidade que sacramentou o nome da instituição de ensino, homenageando a vida de um homem que amava Porto Alegre. “Nada melhor do que homenagear o Minhoca dando o seu nome a uma escola infantil em turno integral. Este local é mais que um espaço de ensino, é uma ferramenta de transformação, cidadania e autoestima para os moradores da região”.

A Instituição de Educação Infantil Carlos Tejera de Ré localiza-se na avenida Ludolfo Bohel, 1402, bairro Cascata, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Obino. Carlos Alberto Tejera de Ré, o Minhoca Carlos Alberto Tejera De Ré, o Minhoca, natural de Juaguari, nasceu em 16 de fevereiro de 1951, foi preso e barbaramente torturado durante a ditadura militar. Depois da Anistia, pela qual muito lutou, De Ré ajudou a organizar o PTB e com a perda da sigla participou da fundação do PDT, em 1980. Foi eleito presidente da Juventude Socialista do partido em fevereiro de 1985. Também atuou como presidente da Fasc em Porto Alegre e da FGTAS durante os governos de Alceu Collares na prefeitura e no estado. Trabalhou na Assembleia Legislativa como coordenador das atividades do Teatro Dante Barone e atuava no Movimento dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos. Faleceu no dia 11 de maio de 2011.

www.pdtrs.com.br