Isabella de Roldão participa do seminário nacional da Unidade Amiga da Primeira Infância

20/11/2023

No Recife, a UAPI impactou diretamente mais de cinco mil crianças e 100 mil famílias

A vice-prefeita do Recife e também presidente do PDT no município, Isabella de Roldão, participou do seminário nacional “Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)”, em Brasília. A UAPI é uma estratégia promovida pelo Unicef para garantir o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos em seis capitais do país: Recife, Belém, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro e São Luís.

Representando a Prefeitura do Recife, Isabella compartilhou os resultados e lições que a cidade aprendeu com a UAPI. Durante 18 meses – a partir de agosto de 2021 – o Recife desenvolveu a estratégia da UAPI em três unidades de educação e 10 unidades de saúde. Dessas, as três unidades de educação e seis unidades de saúde receberam o certificado de Amigas da Primeira Infância. Foram mais de 5.200 crianças impactadas, 500 profissionais envolvidos e 100 mil famílias participantes.

“Tivemos algumas conclusões importantes com as lições aprendidas com a UAPI. Ouvir os executores das políticas públicas é fundamental para essa construção coletiva. Também é necessário revisitar os documentos que orientam nossa política pública e entender os desafios que áreas como a Educação e Saúde enfrentam cotidianamente. A sociedade também teve a oportunidade de contribuir com essa nossa construção. Foi uma excelente oportunidade que o Recife teve de investir na Primeira Infância”, afirma Isabella.